Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Daniela da Silva | |
dc.contributor.advisor1 | Pow, Elizabeth Mara | |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T13:32:07Z | - |
dc.date.available | 2023-08-17T13:32:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-13 | |
dc.identifier.citation | Cardoso, Daniela da Silva. A repercussão da formação continuada no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso em uma classe do 6° ano da rede pública do estado de São Paulo. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37257 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa estuda e analisa de que maneira a formação continuada do professor de inglês repercute na aprendizagem do aluno do 6°ano do Ensino Fundamental II. A formação continuada do professor é avaliada dentro do processo de ensino-aprendizagem. O entendimento extraído desse estudo torna-se imprescindível para uma reflexão crítica sobre a aprendizagem e as dificuldades de um professor atuante da rede pública de ensino e, quiçá, estimular novas reflexões sobre ensinar e aprender. Em um paradigma interpretativista, este estudo de caso realizou uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de questionário escrito aplicado ao grupo focal, entrevista com o professor focal e gravação de aula de escola pública localizada na região de Mauá, São Paulo. O procedimento adotado para a análise dos dados foi a interpretação dos conteúdos gerados pelos questionários, pela entrevista e videogravação de aula, como material confiável para reflexões da pesquisadora. Os alunos participantes deste estudo são do ciclo II, iniciantes na língua inglesa, e o professor focal leciona a turma específica. Os dados interpretados indicam que, em decorrência de fatores extrínsecos, o professor tende a não recorrer à língua inglesa nas interações com os alunos, independentemente de sua formação continuada. Tal prática acaba transformando o ensino-aprendizagem de inglês em agente de exclusão da educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This research studies and analyzes how continuing education of an English language teacher may affect the learning of students from Middle School, 6 th grade. Continuing education is evaluated within the teaching-learning process. Understanding resulting from this study is essential to critically think about the learning process and difficulties of a state school teacher, and probably encourage new reflections about teaching and learning. Drawing on an interpretative paradigm, this research carried out a qualitative study, whose data were collected through a questionnaire applied to a group of students, an interview with the focal teacher and video recording of a class, in a school located in Mauá, São Paulo. The procedure adopted for the analysis was the interpretation of contents generated by the questionnaires, the interview and videorecording of a class, as reliable material for the researcher´s reflections. The study participants are students of cycle ll, beginners in English, and the focal teacher who teaches that specific class. The interpreted data indicated that, due to extrinsic factors, the teacher tends not to resort to English language when interacting with students, regardless of her continuing education. This practice is likely to make the teachinglearning of English into an agent of education exclusion | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Teacher | en_US |
dc.subject | Continuing education | en_US |
dc.subject | Competencies | en_US |
dc.subject | English language | en_US |
dc.subject | Teaching and learning | en_US |
dc.subject | Students | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | A repercussão da formação continuada no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso em uma classe do 6° ano da rede pública do estado de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELA DA SILVA CARDOSO.pdf Restricted Access | 808,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.