REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/3709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTenchena, Sandra Mara-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232066Z1por
dc.contributor.advisor1Gouveia, Eliane Hojaij-
dc.date.accessioned2016-04-26T14:55:48Z-
dc.date.available2016-04-11-
dc.date.issued2016-03-11-
dc.identifier.citationTenchena, Sandra Mara. O feminino nos mistérios ucranianos da arte e da fé. 2016. 218 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/3709-
dc.description.resumoA presente tese tem como objetivo evidenciar a força da mulher ucraniana nas artes e tradições, em especial, da cidade de Prudentópolis, no estado do Paraná, ampliando as discussões sobre a identidade ao interpretar os sentidos e significados de seu conjunto para a afirmação, resistência e identificação de sua população. Dessa forma, lidam-se com duas perspectivas, uma que procura demonstrar historicamente as matrizes e o desenvolvimento da arte e cultura da cidade de Prudentópolis e região por meio da situação socioeconômica em que viveram os ucranianos daquela região, bem como o contexto em que se constituiu sua arte e cultura. Esse caminho coloca-se frente a frente com os precedentes históricos tanto da população ucraniana como da população que chegou como imigrante ao Paraná. A outra perspectiva segue a abordagem antropológica ao fazer a etnografia das artes ucranianas propriamente ditas, para uma compreensão e interpretação de seus sentidos e significados, para uma análise das possíveis recriações e reinvenções desenvolvidas pela sociedade de Prudentópolis e região onde predomina a imigração ucraniana. Associada a essa abordagem, é investigada a relação entre essas artes e a identidade local. No amplo universo da arte ucraniana de Prudentópolis e região, elegemos para nossa investigação três delas: a Dança, o Bordado e o Ícone. A opção por tratar dessas artes justificou-se pelo interesse pessoal e pela sua amplitude nas relações sociais na cidade, pois elas, de modo especial, constituem-se num fenômeno singular que permite visualizar aspectos percebidos ou latentes da cultura da população da cidadepor
dc.description.abstractThis thesis aims to show the strength of the Ukrainian women in the arts and traditions, in particular the city of Prudentópolis in the state of Paraná, extending discussions on the identity to interpret the meanings of a whole to the statement, resistance and identification of its population. Thus, we deal with two perspectives, one that seeks to historically demonstrate the headquarters and the development of art and culture of the city of Prudentópolis and region through socioeconomic situation in which they lived the Ukrainians that region, as well as the context in which it constituted its art and culture. This path is placed face to face with the historical precedents of both the Ukrainian population and the population that arrived as immigrants to Parana. The other perspective follows the anthropological approach to doing ethnography of Ukrainian arts themselves, for an understanding and interpretation of your senses and meanings, for an analysis of possible recreations and reinventions developed by Prudentópolis society and region dominated by Ukrainian immigration. Associated with this approach, it investigated the relationship between these arts and local identity. In the wide world of Ukrainian art Prudentópolis and region, we have chosen for our investigation three: Dancing, Embroidery and Icon. The decision to treat these arts was justified by self-interest and its breadth in social relations in the city, because they, in particular, constitute a unique phenomenon that enables viewers perceived or latent aspects of the culture of the city's populationeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12364/Sandra%20Mara%20Tenchena.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEtniapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectArteng
dc.subjectEthnicityeng
dc.subjectReligioneng
dc.subjectWomaneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO feminino nos mistérios ucranianos da arte e da fépor
dc.title.alternativeThe female in art from Ukrainians mysteries and faitheng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Mara Tenchena.pdf4,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.