???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3702
Tipo do documento: Tese
Título: A identidade profissional do professor de língua estrangeira na contemporaneidade, formação acadêmica, prática pedagógica e múltiplas demandas: um estudo de caso do CEFET-MG
Título(s) alternativo(s): The professional identity of the foreign language teaher in the contemporay world, academic studies, pedagogial practices and multiple demands: a case study of CEFET-MG
Autor: Matias, Eliane Tavares Barreto 
Primeiro orientador: Borin, Marisa do Espírito Santo
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é entender de que forma os professores da disciplina de Língua Inglesa estão atendendo às demandas advindas das transformações das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), da educação e da instituição federal de ensino na atualidade. Para tanto, buscou-se identificar os aspectos positivos e as dificuldades encontradas neste processo, bem como a concepção do professor sobre a sua identidade profissional, ou seja, sobre o significado de ser professor de língua inglesa no contexto sócio-histórico da atualidade. Nesta direção, a questão que permeia a pesquisa visa entender se os professores estão se apropriando das novas tecnologias, se as utilizam em suas práticas pedagógicas, e se está havendo a construção de uma nova identidade por parte desses docentes. Para analisar a questão central deste trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa de estudo de caso, tendo sido selecionado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e os professores de inglês do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC). Para o levantamento dos dados utilizou-se a pesquisa documental, o formulário para levantar o perfil dos entrevistados e a entrevista semiestruturada. Para iluminar a análise dos dados e contribuir para a discussão acerca da construção da identidade profissional, foi realizado um estudo que se ancorou em análises teóricas sobre: a modernidade; as transformações societárias e educacionais a partir da difusão das TIC; o conceito de identidade e de identidade profissional do professor de línguas estrangeiras. Foi também importante entender as perspectivas para o ensino de língua inglesa no século XXI, o que inclui os percursos e usos das novas tecnologias no ensino, e as expectativas governamentais e institucionais. Para tecer essas discussões, o estudo se apoiou em autores como Berman, Lévy, Giddens, Bauman, Hobsbawn, Lipovetsky e Serroy, Castells, Harvey, Hall, Celani, Murphy, Paiva entre outros. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos professores vem buscando atender as exigências atuais e se qualificando através de cursos de pós-graduação e grupos de pesquisa. É possível afirmar que construções identitárias estão sendo viabilizadas pela prática rotineira do professor e pela qualificação profissional, ou seja, pelas suas próprias ações, escolhas e decisões
Abstract: The main goal of this study is to understand how the English teachers are attending the demands which have emerged as a result of the transformation of the Information and Communication Technologies (ICT), and also those raised from the educational system and from a federal educational institution. To achieve this purpose, the positive aspects and difficulties detached in the process were identified, as well as the teacher s conception of his/her own professional identity. In other words, the meaning of being an English teacher in the current socio-historical context was delineated. In this sense, the question which permeates this research aims to understand whether the teachers have been appropriating of the new technologies, are using them in their pedagogical practices, and whether they are constructing a new professional identity. In order to examine this central question, a qualitative approach with a case study format was used. For the research, the federal institution Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) was selected, and the informants were the English teachers from the Department of Language and Technology (DELTEC). A documentary research, a questionnaire to detect the profile of the respondents and a semi-structured interview were used to raise the data. To illuminate the data analysis and contribute to the discussion about the construction of professional identity, a study anchored on theoretical assumptions about: modernity; social and educational transformations which have occured after the diffusion of ICT; the concept of identity and professional identity of language teachers was conducted. It was also important to know the perspective for English language teaching in the twenty-first century, including the use of new Technologies, and the governmental and institutional expectations. To weave these discussions, the study relied on authors like Berman, Lévy, Giddens, Bauman, Castells, Harvey, Hall, Celani, Murphy, Paiva and others. The results revealed that most teachers have sought to reach the current requirements by looking for qualification through postgraduation courses and research groups. It is possible to assume that identity constructions are being performed by the routine practice of the teachers and by professional qualification, which means, by their own actions, choices and decisions
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira
Ensino e Tecnologias da Informação e da Comunicação
Identidade profissional
Identidade profissional do professor de língua estrangeira
CEFET-MG
Foreign language teaching
Education and Technologies of Information and Communication (ICT)
Professional identity
Professional identity of foreign language teacher s
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Matias, Eliane Tavares Barreto. A identidade profissional do professor de língua estrangeira na contemporaneidade, formação acadêmica, prática pedagógica e múltiplas demandas: um estudo de caso do CEFET-MG. 2015. 225 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3702
Data de defesa: 16-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane Tavares Barreto Matias.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.