Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36995
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Graziela Dias dos Santos | |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Valéria Lopes dos | |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T13:44:46Z | - |
dc.date.available | 2023-08-15T13:44:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-07 | |
dc.identifier.citation | Ferreira, Graziela Dias dos Santos. Como trabalhar a língua inglesa aliada ao lúdico como ferramenta de ensino- aprendizagem com alunos da escola pública?. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36995 | - |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva compreender como a ludicidade pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de inglês para crianças do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo. Para tanto, são analisados quatro instrumentos de pesquisa: Planejamento das aulas, Filmagens das aulas, Diário Reflexivo e Questionários, aplicados em diversos momentos ao longo da pesquisa. Para a realização do estudo, que se baseia na atuação de uma professora de língua inglesa na escola pública, optou-se pela pesquisa-ação, dentro de uma abordagem crítica. O embasamento teórico com relação ao processo de ensino-aprendizagem se encontra em Vygotsky (1998; 2003), Carl Rogers (1985), nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (1998) entre outros, e para discutir acerca da ludicidade, são citados, além de Vygotsky (1991), Celani (2009) e Jeandot (1990). A pesquisa foi realizada dentro de um Projeto específico na unidade escolar, com foco em cantigas de roda e brincadeiras. Os resultados da pesquisa mostram que, em um ambiente agradável e interativo, as crianças perdem seus medos e aprendem inglês de maneira espontânea | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to understand how ludicity can help in the teaching-learning process of English for children in the fourth and fifth grade of elementary school in a public school in São Paulo. For that, four instruments of research are analyzed: Lesson planning, Classroom filmings, Reflexive Diary and Questionnaires, applied at various moments throughout the research. In order to carry out the study, which is based on the work of an English teacher in the public school, action research was chosen within a critical approach. The theoretical basis for the teaching-learning process is found in Vygotsky (1998, 2003), Carl Rogers (1985), in the Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (1998), among others, and to discuss ludicity, besides Vygotsky (1991), Celani (2009) and Jeandot (1990) are mentioned. The research was carried out within a specific Project in the school, focusing on Nursery Rhymes and play activities. The results of the research show us that, in a pleasant and interactive environment, children lose their fears and learn English spontaneously | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ludicity | en_US |
dc.subject | English language-learning | en_US |
dc.subject | Public school | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | Como trabalhar a língua inglesa aliada ao lúdico como ferramenta de ensino- aprendizagem com alunos da escola pública? | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRAZIELA DIAS DOS SANTOS FERREIRA.pdf Restricted Access | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.