REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Tipo: Tese
Título: Empregabilidade e educação continuada a distância
Autor(es): Gomes Filho, Rivadavia Pereira
Primeiro Orientador: Lazzareschi, Noemia
Resumo: A Sociedade Pós-Capitalista que surgiu a partir de meados do século XX trouxe inúmeras transformações propiciadas pelos avanços da tecnologia, principalmente relativas à informática, telecomunicações, robótica, novos materiais e processos de produção, com repercussões em todas as atividades humanas. Como conseqüência, os pólos produtivos mudaram os seus centros, fixando-se onde o custo de produção ocorre em valor mais baixo. Se, por um lado, esta transferência beneficiou diversos povos, principalmente asiáticos, por outro lado provocou o desemprego em larga escala às organizações e povos que não puderam ou não souberam adequar-se à nova situação. No bojo do desemprego veio a miséria e a marginalidade, que, no caso brasileiro, agravaram os problemas sociais. As empresas que subsistiram, para se manterem competitivas, passaram a exigir dos seus empregados habilidades, capacitações e competências sempre atualizadas, de forma a privilegiar trabalhos em grupo em ambientes flexíveis, sujeitos à contínua mudança, para acompanhar a velocidade das inovações. Agora não basta mais ao trabalhador um diploma de curso técnico ou superior, sendo-lhes exigidos conhecimentos de línguas estrangeiras, domínio de micro-informática, criatividade e disposição para trabalhos multidisciplinares. Para tal, torna-se imprescindível a educação continuada e permanente, para que possa estar sempre em condições de manter-se no emprego ou conseguir trabalho em outros locais, ou seja, ter empregabilidade. A educação a distância, que existe desde fins do século XIX, é agora altamente potencializada graças ao computador e Internet, chegando a locais onde a educação tradicional não chegaria, principalmente pelos aspectos econômicos-financeiros. O objetivo deste trabalho é mostrar a viabilidade da educação a distância como uma alternativa importante, não só para o trabalhador, como também para aqueles que têm dificuldade de freqüentar os cursos tradicionais, abrindo espaço para a inserção de um grande contingente humano no mundo do trabalho
Abstract: The Post-Capitalist Society which appeared from middle of the 20th century brought several transformations propitiated by the advance of technology, due to information technology, telecommunications, robotics, new materials and production processes, bringing changes for almost fields of human life. As consequence, the productive regions changed their factories installations, going to places where the production cost occurs in lower value. Although this transference benefited various countries, mainly Asian, on the other hand it provoked unemployment in wide scales to organizations which had not been able or had not known how to adjust themselves to the new cenario. As result of unemployment came misery and increase of criminality, that, in the Brazilian case, constitutes in one of the most relevant social problems. In order to keep competitive, the remained companies became to require from their employees more abilities, qualifications and up to date skills, privileging team work in flexible environments, subject to continuous change, following the speed of innovations. Nowadays it is not enough for a worker to have only a technical or an university degree, but it is demanded knowledge of foreign languages, domain of micro-computing, creativity and disposal to multidisciplinary work. For such, the continued and lifelong education becomes essential, so that they can always remain in their job or obtain work in other places, increasing their employability. Distance education, that is being in use since XIX century (last years), is now largely increased due to computers and Internet, arriving at places where traditional education would not be feasible, mainly for economic or financial reasons. The objective of this work is to study the viability of distance education (e-learning) as an important alternative, not only for the worker, as also for the social excluded ones, opening space for the insertion of a great human contingent in the world of the work
Palavras-chave: Empregabilidade
Educação a distância
Educação virtual
Employability
Lifelong learning
Distance education
E-learning
On-line education
Ensino a distancia
Educacao continuada
Desemprego
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Gomes Filho, Rivadavia Pereira. Empregabilidade e educação continuada a distância. 2006. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3697
Data do documento: 31-Mar-2006
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