REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36716
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A responsabilidade do blogueiro perante o consumidor pela publicidade ilícita por ele veiculada
Autor(es): Moreira, Rafaela dos Reis
Primeiro Orientador: Andrade, Vitor Morais de
Resumo: Com o passar do tempo, os blogs, que surgiram como meros diários virtuais, evoluíram e se tornaram um dos mais eficazes meios de veicular publicidade, atraindo desde grandes empresas até pequenos anunciantes. Houve uma profissionalização da atividade, tendo diversos blogueiros se tornado referência em seu meio. Isso se dera em razão da relação de confiança que o blogueiro construíra com seu leitor-consumidor, exercendo sobre estes enorme poder de influencia. Ocorre que a publicidade veiculada em blogs infringe, com frequência, as normas presentes no Código de Defesa do Consumidor. Diante desse cenário, o presente trabalho aborda a relação entre o blogueiro e o consumidor, os tipos de publicidade veiculada nos blogs e suas possíveis mazelas, e em quais papéis o blogueiro se encaixa diante da publicidade por ele difundida. Por fim, se busca demonstrar que é devida a responsabilização pelos danos decorrentes de sua atividade, não só para facilitar a defesa do consumidor, como também para prevenir que tais práticas ilícitas venham a ocorrer
Abstract: Over time, blogs, which appeared as mere virtual diaries, evolved into one of the most effective means of conveying advertising, attracting large companies and small advertisers. There was a professionalization of the activity, making many bloggers become reference in their midst. The primary reason that was given was because of the trust that the bloggers had built with their reader-consumer, exerting on these enormous power of influence. But there is one major problem: the advertising conveyed in blogs infringes often the rules present in the Code of Consumers Rights.In this scenario, the object of this study is to show the relationship between the blogger and the consumer, the types of advertising conveyed in blogs and its possible damages, and in which roles the blogger fits on the advertising widespread by him. Finally, it seeks to show that the blogger has responsibility for the damages arising from its activities, and not only to facilitate consumer protection, but also to prevent such malpractices to occur
Palavras-chave: Blogs
Profissionalização
Direito do Consumidor
Publicidade
Responsabilidade
Blogs
Professionalization
Consumer’s Law
Aadvertising
Responsibility
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Direito das Relações de Consumo
Citação: Moreira, Rafaela dos Reis. A responsabilidade do blogueiro perante o consumidor pela publicidade ilícita por ele veiculada. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Direito das Relações de Consumo) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36716
Data do documento: 23-Set-2015
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA DOS REIS MOREIRA.pdf794,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.