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dc.creatorRocco, Marcelo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266126T8por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Mônica Muniz Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782297D9por
dc.date.accessioned2016-04-26T14:55:20Z-
dc.date.available2015-05-22-
dc.date.issued2015-04-24-
dc.identifier.citationRocco, Marcelo. A produção do espaço urbano na perspectiva da criança: entre a brincadeira e o conflito na favela da paz em São Paulo. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/3644-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo central introduzir a criança como agente legítimo de perspectiva para pensar os processos de produção do espaço urbano. Sobretudo, em situação de exclusão social, aqui traduzida na possibilidade iminente da remoção das famílias moradoras da Favela da Paz, localizada no distrito de Itaquera, Zona Leste da cidade de São Paulo. Foi no momento dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e das transformações do entorno do Estádio do Corinthians, que chamou a atenção do pesquisador, assumir essa favela como objeto de reflexão a partir da perspectiva das crianças que lá vivem. Era numa área aberta na parte central da favela, destinada a atividades dos moradores, inclusive reuniões relacionadas a tratar sobre a ameaça de remoção, que o pesquisador teve contato com as crianças que utilizavam esse mesmo espaço para brincar. Empreendeu-se, portanto, pesquisa de campo com a realização de entrevistas e observação participante, buscando assumir a criança como o agente para analisar esse conflito. Assim, a partir da interação entre pesquisador e pesquisado, contatou-se a importância da brincadeira, e das práticas implícitas a ela, como meio de elaboração das crianças frente a questões envolvendo a disputa pelo espaço, figuradas, principalmente, como interferências nesse mesmo lugarpor
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to introduce the children's perspective as a legitimate means of elaborating the processes of production of the urban space. The children who participated in this study and their families arein a situation of social exclusion na primeira frase fica melhor and subjected to an impending removal from their place of living, Favela da Paz, in the district of Itaquera, located on the Zona Leste of the City of São Paulo. The study was undertaken during the arrangements for the 2014 World Cup and the concurring transformation of the surroundings of the Corinthians Stadium. The researcher interviewed the children at the "quadra", an open space in the center of the shanty town/favela, where the children play. Many of the shanty town's/ favela's activities take place on this same spot, including debating reunions about the issue of the removal. This study was carried out using the methods of participant observation and interviews with the children. Despite their usual elaboration as marginal subjects, in this dissertation, the children are treated as social agents in their own right, through whose perceived reality the broader conflict of social exclusion is analysed. Through the interaction of the researcher and the children, the act of playing (and associated practices) is considered of main importance for the children's elaboration of their surroundings and its related issues, such as conflicts over the urban territory, exemplified by the many social interferences their place of living is subjected toeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T14:55:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Rocco.pdf: 17977934 bytes, checksum: 6425df2bc2652d9f658a92acf4b356cf (MD5) Previous issue date: 2015-04-24eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12283/Marcelo%20Rocco.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectPráticapor
dc.subjectConflitopor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subjectMargempor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectPracticeeng
dc.subjectConflicteng
dc.subjectPlayingeng
dc.subjectSocial Exclusioneng
dc.subjectMarginalizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA produção do espaço urbano na perspectiva da criança: entre a brincadeira e o conflito na favela da paz em São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
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