Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35960
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Aurélio, Wilma Isaura | |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Valéria Lopes dos | |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:53:23Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T19:53:23Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-05 | |
dc.identifier.citation | Aurélio, Wilma Isaura. As características do pós-método evidenciadas (ou não) nas unidades didáticas “What’s he wearing” e “World and the media”. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35960 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar duas coleções de livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I e II. Pretendo verificar se as atividades propostas nas Unidades Didáticas estudadas estão em conformidade com os documentos oficiais, se retratam alguns itens dos critérios para avaliação de material didático e se apresentam características do Pós-Método. A importância da pesquisa é o fato de que ela pode servir como parâmetro para os estudos sobre critérios de avaliação e escolha de materiais didáticos e pretende trazer mais conhecimento de concepções sobre o Pós-Método. O referencial teórico que embasou esta investigação foi, entre outros conceitos, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (Brasil, 1998), critérios para avaliação de material didático (Ramos, 1999/2009), crianças e ensino de Inglês (Moon, 2000), Métodos (Leffa, 1988,1999) e Pós-Método (Kumaravadivelu, 1994, 2001, 2003,2006). Metodologicamente, este estudo foi baseado no paradigma qualitativo interpretativista, pois não haverá enumeração, presença da visão quantificadora ou medidora da realidade. Reflexão acerca dos resultados da pesquisa pode levar a uma melhor compreensão sobre a importância da escolha coerente de material didático e do conhecimento das metodologias aplicadas em sala de aula na contemporaneidade. A análise e discussão dos resultados indicaram que as Unidades Didáticas estão em conformidade com os documentos oficiais, se alinham aos pensamentos de Ramos (1999/2009) sobre avaliação de material didático e apresentam características do Pós-Método além de serem eficientes, pois propõem o desenvolvimento de habilidades linguísticas | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims at analyzing two English Textbooks Collection for the Elementary School I and II. I intend to verify if the activities proposed in the teaching units studied comply with the official documents, presents some items of criteria for evaluating educational materials and the Post-Method’s features. The importance of the research is the fact that it can serve as a parameter for the studies about criteria for evaluation and choice of teaching materials and intend to bring more knowledge of conceptions concerning the Post-Method. The theoretical framework in which this investigation is based was, among other concepts, Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua estrangeira (Brasil, 1998), criteria for the evaluation of teaching materials (Ramos,1999/ 2009), children and teaching English (Moon, 2000), Methods (Leffa, 1988,1999) e Post–method (Kumaravadivelu, 1994, 2001, 2003, 2006). Methodologically, this study was based on the interpretative qualitative paradigm, because there will be no enumeration, presence of measuring or quantifying vision of reality. Reflection on this research data may lead to better comprehension about the importance of consistent choice of teaching materials and knowledge of the methodologies applied in the classroom nowadays. The analysis and discussion of the results indicated that in the teaching units there are Post-Method’s features, they comply with official documents and present some items of criteria for evaluating educational materials. Moreover, they have proved to be efficient and have proposed to develop the linguistics skills | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de material | pt_BR |
dc.subject | Método | pt_BR |
dc.subject | Pós-método | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | en_US |
dc.subject | Foreign language | en_US |
dc.subject | Material evaluation | en_US |
dc.subject | Methods | en_US |
dc.subject | Post-method | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | As características do pós-método evidenciadas (ou não) nas unidades didáticas “What’s he wearing” e “World and the media” | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WILMA ISAURA AURÉLIO.pdf | 8,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.