REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35859
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Professores de ensino religioso em escolas confessionais de São Paulo: relações entre atuação e formação profissional
Autor(es): Caires, Vanessa Cristina da Cunha
Primeiro Orientador: Figueira, Eulálio Avelino Pereira
Resumo: Embora cursos para formação de professores de Ensino Religioso estejam presentes na pós-graduação, há pouquíssimos cursos de graduação nesta disciplina, a despeito de sua oferta ser prevista na Constituição Federal e objeto de discussão em um Parâmetro Curricular Nacional Específico (PCNER). Além disso, o perfil dos docentes de Ensino Religioso não é bem conhecido. No presente estudo, o objetivo primordial é suprir essa carência de informações a respeito destes profissionais, e para tanto foi feita uma entrevista semiestruturada com seis questões a sete professores da rede privada que ministram aulas de Ensino Religioso, em escolas confessionais católicas. Foi observado que a maioria dos docentes é graduada em outras áreas de Humanidades, como Sociologia, Filosofia ou Pedagogia. Parte dos entrevistados utilizou material fornecido pela própria escola e teve pouca autonomia para implementar ou mesmo elaborar os planos de aula, e praticamente nenhum deles fez menção do PCNER. Uma discussão sobre os modelos de Ensino Religioso (catequético, teológico e de Ciências da Religião) é também realizada neste estudo, bem como uma crítica ao alcance e resultados concretos obtidos após a publicação dos PCNER. É advogado aqui que o Ensino Religioso deve ser tratado de forma científica, como uma ferramenta para o respeito a todos os credos e formação de uma ética coletiva
Abstract: Although courses for Religious Education teacher training are present in post-graduation programs, there are few of these courses in the college, despite his availability is provided for in the Brazilian Federal Constitution and it is the subject of discussion in a specific Parameter Curriculum National (PCNER). In addition, profile of Religious Education teachers is not well known. In this study, the primary goal is to meet this need for information regarding these professionals, and to do so a semistructured interview was made, asking six questions for seven teachers from the private network who teach religious education classes in Catholic schools. It was observed that most teachers graduated in other areas of humanities, such as Sociology, Philosophy or Pedagogy. Also, part of respondents used material provided by the school and had little autonomy to implement or prepare lesson plans, and virtually none of them made mention of PCNER. A discussion of the models of Religious Education (catechetical, theological and religious studies) is also performed in this study, as well as a critique of the reach and tangible results after the publication of PCNER. It is herein advocated that Religious Education should be treated in a scientific way, as a tool for respect for all faiths and formation of a collective ethics
Palavras-chave: Ensino religioso
PCNER
Catequético
Ciências da religião
Religious education
PCNER
Catechism
Religion sciences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Ciência da Religião: uma Capacitação para os Estudos da Religião
Citação: Caires, Vanessa Cristina da Cunha. Professores de ensino religioso em escolas confessionais de São Paulo: relações entre atuação e formação profissional. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Ciência da Religião: uma Capacitação para os Estudos da Religião) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35859
Data do documento: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA CRISTINA DA CUNHA CAIRES.pdf479,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.