???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Marcelino-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137453E7por
dc.contributor.advisor1Wanderley, Luiz Eduardo Waldemarim-
dc.date.accessioned2016-04-26T14:54:55Z-
dc.date.available2014-09-05-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.citationMarques, Marcelino. New paradigms of social education: performanse of the social education in Vila Velha-ES - limits end possibilities in the big red earth. 2014. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/3582-
dc.description.resumoEsta pesquisa aponta os novos paradigmas da educação social que vem sendo construídos nos âmbitos nacional e internacional por meio da pedagogia social. A justificativa se pauta pela crescente inserção dos Educadores Sociais nas escolas. Identifico o perfil e atuação desses Educadores Sociais por meio da educação em tempo integral. Escolhi a Grande Terra Vermelha, no Município de Vila Velha-ES, por ser uma região com crescente presença de Educadores Sociais. Mostro os debates em torno da regulamentação da atividade de educação social, possibilitando o exercício da profissão. A metodologia é focada nos discursos dos sujeitos da pesquisa e não seguem as metodologias tradicionais que apresentam os resultados no final da pesquisa. Decidi apresentar os referenciais teóricos junto com os discursos dos sujeitos da pesquisa, o que possibilitou uma compreensão maior da realidade. Os referenciais teóricos são da educação social, pedagogia social e educação popular, todos com um olhar sociológico. Exponho algumas reflexões que tem sido feitas sobre o social e começo a lançar os discursos dos Educadores Sociais sobre a visão que eles têm do social. Exponho um breve panorama da educação popular na perspectiva freiriana e a educação em tempo integral no Brasil. Exponho sobre as mudanças na organização do trabalho e na educação e mostro que a atuação dos Educadores Sociais acontece num momento de globalizações e novas reconfigurações do trabalho a partir das reformas educacionais dos anos 1990. Lanço o diálogo dos Educadores Sociais para enfatizar que mesmo com as mudanças muitas práticas continuam as mesmas e a precarização das condições de trabalho persiste. Mostro as inquietações, as dificuldades de espaços que prejudicam o trabalho dos Educadores Sociais e apresento também em seus discursos a discriminação que eles sofrem dentro da escola pelos outros profissionais da educação. Por fim, os depoimentos dos Educadores Sociais confirmam as condições precárias de trabalho. Apresento algumas (in)conclusões sobre a importância dos Educadores Sociais nas escolas como um novo espaço de atuação por meio da educação social e mostro que a regulamentação da atividade de educação social pode melhorar a educação no Brasilpor
dc.description.abstractThis research points to the news paradigms of social education that has been built in the national and international spheres by means of social pedagogy. The justification if the agenda by the growing integration of Social Educator in schools. I identify the profile and the performance of social educators through the full-time education. I chose the big red earth, in municipality of Vila Velha-ES for being a region with growing presence of Social Educators. I show the debates around regulation of the activity of Social Education, enabling the practice of the profession. The methodology is focused on speeches of the subjects of research and do not follow the traditional methodologies that present the results at the end of research. I decided to present the theoretical references along with the speeches of the subjects of the research, which enabled a greater understanding of reality. The references are frameworks of social education, social pedagogy and popular education, all with a sociological gaze. Expose some thoughts that have been made about the social and start launching the discourses of social educators popular in freiriana perspective and full-time education in Brazil. Expose about changes in the organization of work and education and show that the performance of Social Educators happens at a time of globalization and new labor reconfigurations from educational reforms of the years 1990. Throw the dialogue of Social Educators to emphasize that even with the changes many practices stay the same and the precariousness of working conditions persists. Show the concerns, difficulties in spaces that undermine the work of Social Educators and also present in their speeches that they suffer discrimination within the school by other education professionals. Finally, the testimony of educators confirms the precarious working conditions. Present some (in) conclusions about the importance of Social Educators in schools as a new performance space through social education and show that regulation of social education activity can improve education in Brazileng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T14:54:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelino Marques.pdf: 1109872 bytes, checksum: 0e3079f19b4406d5c1c32a971fa07153 (MD5) Previous issue date: 2014-08-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12087/Marcelino%20Marques.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducador socialpor
dc.subjectEducação socialpor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectProfissãopor
dc.subjectSocial educatoreng
dc.subjectSocial educationeng
dc.subjectSocial pedagogyeng
dc.subjectcomprehensive educationeng
dc.subjectProfessioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleOs novos paradigmas da educação social: atuação do educador social em Vila Velha-ES - limites e possibilidades na Grande Terra Vermelhapor
dc.title.alternativeNew paradigms of social education: performanse of the social education in Vila Velha-ES - limits end possibilities in the big red eartheng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelino Marques.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.