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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3580
Tipo do documento: Tese
Título: Educação online: estratégias de fronteiras do curso mídias na educação do Estado da Bahia Brasil
Título(s) alternativo(s): Online education: border strategies of the media in education course from the State of Bahia Brazil
Autor: Leal, Léa Fernandes Viana 
Primeiro orientador: Wanderley, Luiz Eduardo Waldemarim
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto a educação online a partir do advento do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), cuja proposta pedagógica se desenvolve em um curso de pós-graduação Stricto Sensu denominado Formação Continuada em Mídias na Educação. O estudo realizou uma pesquisa bibliográfica dos elementos essenciais à educação online participativa, com base nas teorias de aprendizagem interacionistas, buscando compreender quais barreiras interferem nas ESTRATÉGIAS PARTICIPATIVAS, desencadeadas em cursos via Internet. Apresenta os principais indicadores das estratégias participativas do ensino online desenvolvidas no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (AVA) por professores e coordenadores, visando problematizar as características fundamentais de formação em rede, identificar indícios de transformação na prática docente online. Nesse contexto, a tese contribui com o debate sobre o tema educação online e as estratégias de fronteiras em seus aspectos teórico-metodológicos, além das competências necessárias do professor mediador eficaz. Para atingir o objetivo traçado, realizou-se um estudo de caso, desenvolvido a partir de análise estatística de correlação, extraída por meio de questionário e entrevista semi-estruturada direcionada aos coordenadores e aos professores mediadores. Além disso, o estudo de caso favoreceu uma análise qualitativa, pautada nas respostas abertas desses sujeitos. No mapeamento traçado pelo SPAD.T, coletou-se as palavras mais significativas para caracterizar as estratégias participativas das percepções dos professores coordenadores A partir do reagrupamento dos dados coletados, foram delimitadas quatro dimensões, a fim de orientar a análise, caracterizar as estratégias participativas e ordenar a construção do texto da pesquisa: estratégicas pedagógicas; desempenho do professor; mudanças ocorridas no processo; inovação das práticas pedagógicas da educação online. Dos resultados dessa investigação, foram abstraídos alguns fatores fundamentais para a construção coletiva de estratégias adequadas e significativas no ambiente virtual de aprendizagem, tais como: indícios de transformação na prática do professor mediador, por meio das estratégias participativas, desenvolvimento teórico de conceitos de aspectos cognitivo-afetivos, interação, colaboração, reflexão crítica, autonomia, mediação e visão holística do ensino-aprendizagem. A análise ratifica que a pedra angular de uma comunidade virtual de educação online emerge das teorias de aprendizagem interacionistas, que iluminam as práticas pedagógicas significativas, no desafio de superar a reprodução e chegar-se à produção coletiva do conhecimento
Abstract: This research has as its study object the online education from the advent of the Open University System of Brazil (UAB), whose pedagogical proposal is developed in a Scricto Sensu post-graduation course called Continued Formation in the Media in Education. The study has carried out a bibliographic research on the essential elements to participative online education, based on the interactionist learning theories, seeking to comprehend which walls interfere in the PARTICIPATIVE STRATEGIES unleashed in courses via Internet. It presents the main signs of the participative online teaching strategies developed in the Groupware Learning Environment (VLE) by teachers and coordinators, in order to problematize the network formation fundamental characteristics, identify transformation traces in the online docent practice. In this context, the thesis has contributed with the debate regarding online education and the border strategies in their theoretical-methodological aspects and the efficient mediator teacher s needed competences. In order to achieve this, a case study was performed, developed from the statistical correlation analysis, extracted by questionnaire and semi-structured interview directed to the coordinators and to the mediator teachers. Besides that, the case study has favored a qualitative analysis, guided in the open answers of these subjects. In the mapping traced by SPAD.T, the researcher has collected the most significant words to characterize the participative strategies and order the research text construction: strategic, pedagogic, teacher s performance, adequate changes in pedagogic practices in online education. From the regrouping of collected data, it was delimited four dimensions, which orient the analysis to characterize the participative strategies, and order the research text construction: strategic, pedagogic, teacher s performance, adequate changes in pedagogic practices in online education. As of the results of this investigation, some fundamental factors were abstracted to the collective construction of adequate and significant strategies in virtual environment, such as transformation traces in the practice of the mediator teacher, through the participative strategies, theoretical development of concepts of cognitive-affective aspects, interactivity, cooperation, critical reflection, autonomy, mediation and holistic vision of the teaching-apprenticeship. The archstone of a virtual community emerges from the interactionist learning theories which illuminate significant pedagogic practices in the overcoming challenge of reproduction to the knowledge production
Palavras-chave: Comunidades virtuais
Educação online
Prática pedagógica interacionista
Mediação pedagógica
Virtual Communities
Online education
Interactionist pedagogic practice
Pedagogic mediation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Leal, Léa Fernandes Viana. Educação online: estratégias de fronteiras do curso mídias na educação do Estado da Bahia Brasil. 2014. 261 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3580
Data de defesa: 25-Jul-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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