???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3559
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trânsito em São Paulo: abordagem histórica e consequências sociais
Autor: Nogueira, Fernando Reis
Primeiro orientador: Bógus, Lucia Maria Machado
Resumo: Este trabalho se inscreve no debate acerca da mobilidade urbana, tratando mais especificamente da mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Uma das maiores e mais populosas cidades do mundo sofre de um problema constante, a dificuldade de mobilidade urbana. São Paulo enfrenta um nível alto de dependência do transporte individual, deficiência na implantação de um planejamento específico durante e para o crescimento urbano e falta de infraestrutura em transporte coletivo. Nesta pesquisa, reconstruímos historicamente o crescimento da cidade de São Paulo, buscando desvendar o surgimento e as principais causas desta problemática urbana: a mobilidade em megalópoles. O estudo busca também compreender algumas das dimensões do planejamento urbano ou a falta dele e a evolução das formas de mobilidade urbana ao longo do século XX e na contemporaneidade
Abstract: This work is inserted into the debate about urban mobility, addressing more specifically urban mobility in the city of São Paulo. One of the largest and more populous cities in the world suffers from a continuing problem, the difficulty of urban mobility. São Paulo is facing a high level of dependence on individual transportation, deficiency in the implementation of a specific planning during and for the urban growth and lack of infrastructure of the public transportation. In this research, historically reconstruct the growth of the city of São Paulo, seeking to unfold the rise and the main causes of this urban problem: the mobility in megacities. The study also seeks to understand the various dimensions of urban planning or lack thereof, and the evolution forms of urban mobility throughout the century and contemporaneously
Palavras-chave: Mobilidade urbana
Transporte
Cidade de São Paulo
Política urbana
Urban mobility
Transportation
City of São Paulo
Urban policy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Nogueira, Fernando Reis. Trânsito em São Paulo: abordagem histórica e consequências sociais. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3559
Data de defesa: 23-May-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando Reis Nogueira.pdf3,97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.