REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35507
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Reflexos sobre as características do facilitador mirim: minha convivência com o meu filho e seus colegas de sala
Autor(es): Braz, Rita de Cassia de Assis
Primeiro Orientador: Galano, Mónica Haydee
Resumo: A primeira vivência da criança com a vida escolar é na Educação Infantil. Ela tem oportunidade de interagir com outras crianças e com adultos fora do convívio familiar. Para muitas delas esse momento é doloroso, de insegurança e medo do mundo fora de casa. O mediador e professor propõem-se a identificar crianças com aptidões sociais e emocionais para serem facilitadoras mirim, onde ajudam e cooperam nas dificuldades das demais crianças. As atividades do dia a dia escolar é o momento em que as crianças têm liberdade para correr, pular, se movimentar, socializar, aprender, frustrar, compartilhar individualmente ou em grupo. Esses momentos são importantes para análise da rotina escolar, para que sejam melhor exploradas as questões de convívio, socialização e aprendizagem na Educação Infantil, possibilitando o desenvolvimento integral da criança. Esse trabalho foi desenvolvido como referência do cotidiano das crianças e seus convívios na Educação Infantil. Sendo assim, propõe-se a observar como acontece o brincar, o socializar e o aprender das crianças nas atividades na escola e identificar crianças com aptidões e perfil de facilitadores e mediadores para ajudarem em situações de conflitos e inseguranças na vida escolar. Para tanto, apresenta-se um projeto de implantação de facilitadores mirins na Educação Infantil e de mediadores no Ensino fundamental I e II e Ensino Médio. Ao longo das etapas do projeto, indica formas de desenvolver e capacitar crianças e adolescentes. Propõe-se um trabalho de capacitação por meio de brincadeiras lúdicas, dinâmicas com as crianças e adolescentes conforme sua faixa etária. E podendo esse trabalho tornar-se uma referência para escolas que buscam solucionar os conflitos de forma respeitosa e educadora como a pacificação da Paz
Abstract: The first experience of the child with the school life is in early childhood education. She has the opportunity to interact with other children and with adults outside the family get-together. For many of them, this moment is painful, of insecurity and fear of the world outside the home. The mediator and professor seeks to identify children with social and emotional skills for facilitators mirim, where help and cooperate in the difficulties of the other children. The activities of the day the school day is the time when kids have freedom to run, jump, move around, socialize, learn, thwart, share individually or in groups. These moments are important to the school routine analysis, so they are best explored the issues of living, socialization and learning in early childhood education, enabling the integral development of the child. This work was developed as a reference from the daily lives of children and their relationships in early childhood education. Therefore, it is proposed to observe as the play, socialize and learn of children in activities in school and identify children with skills and profile of facilitators and mediators to help in situations of conflicts and insecurities in school life. To this end, a deployment project of junior infant and education facilitators of mediators in elementary school I and II, and high school. Throughout the stages of the project indicates ways to develop and empower children and adolescents. It proposes a capacity building through play, dynamic games with the children and adolescents according to their age group. And this job to become a reference for schools seeking to resolve conflicts in a respectful way and educator as the pacification of peace
Palavras-chave: Educação Infantil
Facilitadores
Mediação
Early Childhood Education
Facilitators
Mediation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Aperfeiçoamento em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos
Citação: Braz, Rita de Cassia de Assis. Reflexos sobre as características do facilitador mirim: minha convivência com o meu filho e seus colegas de sala. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35507
Data do documento: 14-Out-2015
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RITA DE CASSIA DE ASSIS BRAZ.pdf856,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.