REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35130
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O papel do trabalho com compreensão oral (“Prelistening” ) nas Aulas de Inglês no Ensino Fundamental I na Escola Pública
Autor(es): Abe, Mirtes Iamani
Primeiro Orientador: Shimoura, Alzira da Silva
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar qual a importância de se trabalhar o “prelistening” (Compreensão Oral) nas aulas de inglês do Ensino Fundamental I. Mais especificamente compreender e analisar como se desenvolve este trabalho para assim, obter um maior desempenho em sala de aula. Para tanto, são transcritos, analisados e comparados alguns recortes das atividades de pre-listening, algumas versões da ação do descrever das aulas de inglês e questionários aplicados. A segunda parte discute os instrumentos utilizados para a coleta de dados (questionários, plano de aula, atividades de listening, o descrever das aulas vídeogravadas, transcrições e recortes das aulas vídeo gravadas). O contexto é uma sala de aula de uma escola municipal de São Paulo e os participantes são alunos do 5º ano. Este estudo fundamenta-se nos referenciais teóricos de Vygotsky (1934), no desenvolvimento da linguagem da criança, Pinter (2013) que fala sobre a aprendizagem do inglês como língua estrangeira para jovens aprendizes, Ur (2009) que aborda as estratégias de compreensão oral, dentre outros autores. A abordagem metodológica é qualitativa de observação-participativa interpretativista ( Bogdan & Biklen,1991). Os resultados obtidos a partir dos dados da análise da pesquisa revelaram o processo de elaboração e aplicação do pre-listening, e mostrou também como essa ação se constituiu como um importante instrumento para o ensino-aprendizagem tanto do conhecimento lexical da língua estrangeira como de estratégias de aprendizagens. E que, apesar de dispormos de vários meios tecnológicos hoje em dia, é necessário a intermediação, a negociação, o planejamento do professor para que o ensino-aprendizagem do aluno seja favorecido. Palavras-chave: histórias inf
Abstract: This study aims to investigate the teaching-learning process in the listening comprehension context using both video and children stories as tools for guiding the development process of English discipline in public schools, and more specifically to understand and analyze how the action of listening can assist and improve, the learning of English as a second language. For that, we analyzed, compared and transcribed the excerpts from some of our English classes, descriptions of some of our video recorded classes and the questionnaires applied, at public school. The second part of the research discuss the instruments used for the data processing (questionnaires, lesson plans, listening activities, video recorded classes descriptions, video recorded classes transcriptions and excerpts) .The context of this study was a municipal school, where students from 5º ano B class was observed. The methodological approach used was a participative observation, with an interpretativist approach, according to Bogdan & Biklen (1991). This research is theoretically based on the following authors: Vygotsky (1934) on the children’s cognitive development, Pinter (2013) on the idea of how to teach a foreign language to Young learners, Ur (2009), for listening strategies tasks, among others.The results of the research revealed the importance of pre listening activities on videos: students acquired new vocabulary and got aware of strategies towards listening activities, and more, the role of the teacher goes beyond a facilitator, he /she has to be able to negotiate, organize, recall, evaluate, select activities , in order to maximize students’ learning .
Palavras-chave: Histórias infantis
Compreensão oral
Ensino Fundamental I
Escola pública
Língua estrangeira
Children stories
Listening comprehension
Public school, Ensino Fundamental I, English as a second language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Abe, Mirtes Iamani. O papel do trabalho com compreensão oral (“Prelistening” ) nas Aulas de Inglês no Ensino Fundamental I na Escola Pública. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35130
Data do documento: 19-Fev-2015
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRTES IAMANI ABE.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.