REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34812
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Evaluación de actividades orales en libros texto de español: un estudio de caso
Autor(es): Nardi, Ludmila de
Primeiro Orientador: Abdalla, Gloria Cortés
Resumo: A diversidade de materiais didáticos de espanhol como língua estrangeira que foram produzidos nos últimos anos motiva diferentes pesquisas sobre o tema. Este trabalho buscou avaliar um dos livros que foram aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2009. O objeto de estudo da pesquisa são as atividades de expressão oral do primeiro volume da obra e o objetivo é analisar se existem atividades no livro que possibilitam o desenvolvimento da oralidade e se elas se baseiam nos conceitos de linguagem e de ensino-aprendizagem que são apresentados nos documentos oficiais. Para responder às perguntas de pesquisa, identificamos as atividades de expressão oral do livro do aluno, do manual do professor e dos apêndices do livro e as dividimos de acordo com suas características tipológicas. Depois, avaliamos se as atividades de cada um dos grupos correspondem às concepções de linguagem e de ensino-aprendizagem apresentadas no edital do Programa Nacional do Livro Didático (2009), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Os resultados mostraram que, por mais que as de expressão oral pretendam propor a interatividade e contribuir para a formação cidadã dos alunos, a visão de linguagem e de ensino-aprendizagem que as embasam se diferenciam do prescrito pelos documentos oficiais. Concluímos que essas atividades seguem alguns conceitos contraditórios apresentados nas bases teóricas da obra
Abstract: La diversidad de materiales didácticos de español como lengua extranjera que se han producido en los últimos años motiva diferentes investigaciones sobre el tema. Este trabajo buscó evaluar uno de los libros que se aprobaron en el Programa Nacional do Livro Didático de 2009. El objeto de estudio de la investigación son las actividades de expresión oral del primer volumen de la obra y el objetivo es analizar si existen actividades en el libro que posibilitan el desarrollo de la oralidad y si estas se basan en los conceptos de lenguaje y de enseñanza-aprendizaje que se presentan en los documentos oficiales. Para responder a las preguntas de investigación, identificamos las actividades de expresión oral del libro del alumno, del manual del profesor y de los apéndices del libro y las dividimos de acuerdo con sus características tipológicas. Luego, evaluamos si las actividades de cada uno de los grupos corresponden a las concepciones de lenguaje y de enseñanza-aprendizaje presentadas en las bases del Programa Nacional do Livro Didático (2009), en los Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) y en las Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Los resultados apuntaron que, por más que las actividades de expresión oral pretendan proponer la interactividad y contribuir a la formación ciudadana de los alumnos, la visión de lenguaje y de enseñanza-aprendizaje que las embasan se diferencian de lo prescrito por los documentos oficiales. Concluimos que estas actividades siguen algunos conceptos contradictorios presentados en las bases teóricas de la obra
Palavras-chave: Livro didático
Atividades de expressão oral
Sociointeracionismo
Libro texto
Actividades de expresión oral
Sociointeraccionismo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros
Citação: Nardi, Ludmila de. Evaluación de actividades orales en libros texto de español: un estudio de caso. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34812
Data do documento: 3-Set-2014
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUDMILA DE NARDI.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.