REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Leonilia Mendes
dc.contributor.advisor1Colucci, Sandra Regina
dc.date.accessioned2023-07-05T19:34:49Z-
dc.date.available2023-07-05T19:34:49Z-
dc.date.issued2014-09-17
dc.identifier.citationMagalhães, Leonilia Mendes. Representações de gênero no cinema: Wanda e Alice não mora mais aqui EUA, 1970-1974. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34707-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar representações de Gênero nos filmes Wanda (1970), dirigido Barbara Loden, e Alice não mora mais aqui (1974), dirigido por Martin Scorsese. Neste sentido, buscou-se apontar estratégias de poder e táticas de resistência abordadas pelas diferentes perspectivas respectivas ao olhar masculino e ao feminino, entendendo-se, conforme Marc Ferro, que “qualquer reflexão sobre a relação cinema-história toma como verdadeira a premissa de que todo filme é um documento, desde que corresponde a um vestígio de um acontecimento que teve existência no passado, seja ele imediato ou remoto”. Os filmes analisados falam das experiências vividas por duas mulheres na década de 1970, indicando mudanças e permanências das relações de gêneropt_BR
dc.description.abstractThis paper’s objective is to analyse Gender representation in the movies Wanda (1970), directed by Barbara Loden, and Alice doesn’t live here anymore (1974), directed by Martin Scorsese. In order to achieve its goal, power strategies and resistance tactics approached by different perspectives from the male and female point of view were established, based on the fact that, in according with Marc Ferro, “any reflection about the relationship between film and history assumes as true the premise that every movie is a document, since it’s related to traces of a fact that took place in the past, being it recent or ancient”. The analysed movies talk about experiences lived by two women in the 70’s, indicating changes and continuities in the gender relationshipsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em História, Sociedade e Culturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCinemaen_US
dc.subjectFilmen_US
dc.subjectRepresentationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleRepresentações de gênero no cinema: Wanda e Alice não mora mais aqui EUA, 1970-1974pt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONILIA MENDES MAGALHÃES.pdf695,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.