REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34406
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O papel da educação infantil na formação integral do sujeito e a formação dos educadores: uma prática reflexiva
Autor(es): Sasaki, Jacqueline Oseki
Primeiro Orientador: Teperman, Daniela
Resumo: Este estudo pretende apresentar algumas reflexões acerca do trabalho da Educação Infantil, principalmente no berçário, na constituição do sujeito, a partir de documentos atuais referentes e bibliografia apresentada ao longo do curso Clínica com o bebê. Expõe o enfoque da questão da formação dos educadores de Educação Infantil, relacionando com a prática e algumas fundamentações teóricas e documentos. A partir deste enfoque apresento o papel da Educação Infantil no processo de desenvolvimento da criança e a formação dos educadores. Os instrumentos de pesquisa, teórica e exploratória, utilizados apóiam-se na observação da prática educativa na Educação Infantil e em bibliografia sobre o tema. Trazemos neste trabalho, enfim, uma discussão sobre a formação do educador de Educação Infantil, seu papel na formação das crianças e alguns relatos sobre meu trabalho no berçário, situando alguns efeitos no meu olhar para a criança e sua família a partir dos temas abordados durante o curso
Abstract: This study intends to present some reflexions about kindergarten’s practice, mainly with babies, constitution of subject, consulting present documents and bibliography presented by the course Clinic with babies. Exposes the question about the kindergarten’s educators, related with practices, some theorists and documents. The focus of this study is to present the role of Kindergarten in the process of the child’s development and the educator’s formation. The instruments used in this research, theoretical and exploratory, are based in observation of educational’s practice in kindergarten and bibliography. This work is about a formation’s discussion of Kindergarten’s educators and theirs role in child’s development, and some narrations about my practice with babies, mentioning some efects of the course in my work
Palavras-chave: Educação infantil
Formação de educadores
Desenvolvimento infantil
Relatos
Kindergarten
Educator’s formation
Child development
Narration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê – A Saúde Física e Psíquica na Primeira Infância
Citação: Sasaki, Jacqueline Oseki. O papel da educação infantil na formação integral do sujeito e a formação dos educadores: uma prática reflexiva. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê – A Saúde Física e Psíquica na Primeira Infância) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34406
Data do documento: 7-Ago-2010
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JACQUELINE OSEKI SASAKI.pdf155,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.