???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3401
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física
Autor: Húngaro, Vitor 
Primeiro orientador: Garcia, Carla Cristina
Resumo: Na presente dissertação, que ora apresentamos, buscamos investigar o impacto das formulações pós-modernas na produção do conhecimento em Educação Física, para tanto analisamos a produção de 10 (dez) anos da Revista Movimento, editada e publicada pela Escola Superior de Educação Física (ESEF) vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para atingir os objetivos propostos primeiramente fez-se necessário um estudo sobre as transformações societárias recentes, que possibilitaram o surgimento da crítica pósmoderna; logo após explicitamos e empreendemos uma crítica à pós-modernidade. Num segundo momento efetuamos um percurso histórico do desenvolvimento da Educação Física no Brasil, tendo como ponto de inflexão a década de 1980. E por último, fizemos uma densa análise crítica sobre as publicações da revista, que apontou uma significativa influência da pós-modernidade nestas produções
Abstract: In this dissertation, we now present, we investigate the impact of post-modern formulations in the production of knowledge in physical education, to analyze both the production of 10 (ten) years of the magazine Movimento, edited and published by School of Physical Education (ESEF) linked to the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). To achieve the proposed objectives was necessary primarily a study of recent societal transformations that enabled the emergence of the postmodern critique, and soon after made explicit undertake a critique of postmodernity. In a second step we made a historical development of Physical Education in Brazil, with the inflection point of the 1980s. And finally, we had a dense critical analysis on the journal publications, which showed a significant influence of postmodernism in these productions
Palavras-chave: Pós-Modernidade
Educação física
Revista Movimento
Post-Modernity
Physical Education
Magazine Movimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Húngaro, Vitor. Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3401
Data de defesa: 25-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vitor Hungaro.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.