Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33879| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | As implicações de uma educação numa abordagem fenomenológica: educar para o sentido da vida |
| Autor(es): | Santos, Diego Vainer Andrade |
| Primeiro Orientador: | Silva, Sonia Aparecida Ignacio |
| Resumo: | Neste trabalho, configura-se uma pesquisa de cunho filosófico-educacional e exploratório, que buscou problematizar o modelo de educação vigente. Tenciona-se discutir as implicações de uma educação num viés fenomenológico, humanista, centrada no aluno e em sua subjetividade. Objetiva-se apresentar as características de uma educação de caráter fenomenológico, partindo-se de um questionamento que se volta para um resgate da dimensão antropológica do processo educacional, que tem como fim último contribuir para que a existência concreta do indivíduo, de onde emerge sua verdade existencial, encontre seu espaço no cotidiano escolar. Tendo como primeiro norte teórico os pedagogos que buscam realizar as interfaces entre educação e fenomenologia (MARTINS, BICUDO, PEIXOTO, REZENDE e WERNECK), refletiu-se sobre a importância e urgência desse modelo de educação e suas contribuições para a ressignificação do próprio sentido do ato de educar. Num segundo momento, foi apresentado o pensamento antropológico de Viktor E. Frankl que mesmo não sendo pedagogo, possui em sua escola terapêutica, a logoterapia, um cabedal de referências que pode contribuir de forma significativa para a construção de uma nova mentalidade educacional. Através dessa pesquisa teórico-bibliográfica, inúmeras iluminações teóricas sobre o método fenomenológico foram engendradas. Como resultado, podemos perceber a importância do método fenomenológico como ferramenta de análise da realidade e também a necessidade de reintegração entre o mundo da ciência e o mundo da vida como é apontado por este método. A busca pelo sentido da vida, através da palavra poética, é indicada como uma reflexão que sintetiza o poder singularizador da poesia, como caminho para a construção da subjetividade na existência. Enfim, a pesquisa direciona a reflexão para a necessidade de uma pedagogia que tenha como fio condutor uma antropologia existencial e engajadora, que encontra na autotranscendência sua autorrealização a partir de um Eu educado e construído por meio da realização de valores |
| Abstract: | In this paper lies an educational philosophical and exploratory research, seeking to question the current model of education . It is intended to discuss the implications of an education in a phenomenological, humanistic perspective, student-centered and their subjectivity. We aim to present the characteristics of a phenomenological character education, starting with a questioning which leads to a rescue of the anthropological dimension of the educational process, whose final objective is to help the concrete existence of the individual, where emerges existential truth from, to find his space in the school routine. Taking as our first guide theorist, the educators who seek to accomplish the interfaces between education and phenomenology (Martins, Bicudo, Peixoto, Rezende e Werneck) reflected on the importance and urgency of education model and its contributions to the redefinition of the true meaning of the act of educating. Secondly, it has been presented the anthropological thought of Viktor E. Frankl who although hasn't been a pedagogue, had in its therapeutic school, logotherapy, a set of references that could contribute significantly to the construction of a new educational mentality. Through this theoretical literature, countless theoretical ideas on the phenomenological method were created. As a result, we can realize the importance of the phenomenological method as a tool in order to analyze the reality and also the need of reinstatement between the world of science and the world of life as it is pointed out by this method. The pursuit of the meaning of life through the poetic word is seen as a reflection that summarizes the particular power of poetry as a way for the construction of subjectivity in existence. Finally, the research leads the reflection to the need of a pedagogy which has as a common thread an existential anthropology and committed lying on the self-transcendence the self-accomplishment from a polite "ME" built through the realization of values, their own values |
| Palavras-chave: | Fenomenologia Método fenomenológico Essência O sentido da vida Liberdade Phenomenology Phenomenological method Essence The meaning of life Freedom |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar |
| Citação: | Santos, Diego Vainer Andrade. As implicações de uma educação numa abordagem fenomenológica: educar para o sentido da vida. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33879 |
| Data do documento: | 1-Dez-2014 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DIEGO VAINER ANDRADE SANTOS.pdf | 574,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

