???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3266
Tipo do documento: Dissertação
Título: A trajetória da linguagem cênica no CEFET-MG
Autor: Maia, Cícera Vanessa
Primeiro orientador: Concone, Maria Helena Villas Bôas
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender as experiências dos alunos nas aulas de Artes Cênicas no CEFET-MG, para então tentar estabelecer o paralelo entre as personagens criadas a partir dos laboratórios cênicos, exercícios do espelho, até integrá-las a cena final elaborada por eles na sala de aula. É uma pesquisa colaborativa (auto) biográfica, ou seja, realizada por meio narrativa de vida e relatos orais e escritos que reconstitui a história e recupera os acontecimentos passados, observação reflexiva realizada por meio de processos cíclicos e sistemáticos de reflexão na e sobre a ação, conforme Ibiapina (2008). Com abordagem metodológica qualitativa a análise foi realizada com base nas atividades cênicas que ocorreram no período de 2009 (segundo semestre) e 2010 (primeiro semestre) em que participaram alunos de três turmas; Eletrotécnica, Eletrônica e Equipamentos Biomédicos do CEFET-MG que cursavam o primeiro ano do ensino médio. Para a coleta inicial das informações foram aplicados três questionários durante o ano letivo. Neste instrumento os estudantes apontaram o sentido da experiência vivenciada, o que posteriormente, serviu para a construção da metodologia das aulas de artes cênicas. Um dos principais objetivos foi o de entender por que as personagens que preenchem as cenas são arquétipos de antiheróis criados pelos alunos a partir das próprias imagens refletidas no espelho. As perguntas que instigaram o ciclo reflexivo foram: O que esse jovem aluno compreende como herói e anti-herói na construção da sua própria identidade? Como se efetiva a passagem de olhar, ver, perceber, sentir, refletir, criar, reconhecer, conceber para então representar determinado personagem. Como o texto é produção coletiva de várias personagens, naquele momento de construção do espetáculo, após experimentar o que cada um propôs para a sua cena, os alunos, no esforço de equipe, efetivam o ritual de passagem que compõe a encenação. O principal resultado da montagem teatral onde as histórias e atores se permeiam e se preenchem é representar heróis que pertencem ao seu cotidiano
Abstract: This study aimed to understand the experiences of students in classes for the Performing Arts at CEFET-MG so that try to establish the parallel between the created characters from the scenic laboratories, mirror exercises, integrating them until the final scene elaborated by them in the classroom. It is a collaborative research (auto) biographical, ie the life narratives and oral and written reports that traces the history and retrieve past events, reflective observation made by means of systematic and cyclical processes of reflection in and on action. To collect the information were carried out three questionnaires during the school year. A major objective would be to understand why the characters are archetypes fulfill the scenes of anti-heroes created by students from their own images reflected in the mirror. The student understands that this young hero and antihero in building their own identity? How effective is the way to look, see, realize feel, think, create, recognize, develop and then represent the character. The text is collective production of several characters. At the time of construction of the spectacle, after experiencing what each brought to the scene the students in an effort to become effective team in the rite of passage that makes up the scenario. The main outcome of the stage production where the stories and actors mingle and meet represented by heroes of everyday life, an example of men on stage
Palavras-chave: Artes cênicas
Personagem
Laboratórios cênicos
Herói
Performing arts
Character
Scenic laboratories
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Maia, Cícera Vanessa. A trajetória da linguagem cênica no CEFET-MG. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3266
Data de defesa: 12-Nov-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERA VANESSA MAIA.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.