REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32608
Tipo: Dissertação
Título: Intervenção educacional analítico-comportamental para a identificação de sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista para profissionais na atenção primária à saúde
Título(s) alternativo(s): Analytic-behavioral educational intervention for the identification of early signs of Autism Spectrum Disorder for professionals in primary health care
Autor(es): Rocha, Beatriz Silvério da
Primeiro Orientador: Azevedo, Gisele Regina de
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Os primeiros sinais do desenvolvimento atípico podem ser observados desde os seis meses de idade. Os objetivos desse estudo foram capacitar profissionais de saúde na atenção primária para a identificação dos sinais precoces de TEA (estabelecidos pelos critérios diagnósticos do Manual de Transtornos Mentais DSM-5) e comparar a identificação de sinais antes e após intervenção educacional. Sete profissionais participaram desse estudo com método de pesquisa nas Ciências do Comportamento, com delineamento quase-experimental e avaliações Pré-teste e Pós-teste. A intervenção educacional buscou implementar aprendizagem dos sinais de autismo e como se apresentam desde os 6 meses de idade. A análise e a apresentação de resultados "Pré-teste/Pós-teste" ocorreram com cada sujeito único, separadamente, pois neste tipo de delineamento, o sujeito funcionou como o seu próprio controle. Os resultados indicaram que os vídeos de comportamentos motores ou verbais estereotipados ou comportamentos sensoriais incomuns, interesses restritos fixos e intensos e nenhum sinal/ desenvolvimento típico foram selecionados com mais acerto de critério e categoria tanto na Etapa Pré-teste como na Etapa Pós-teste. Já o sinal de falta de reciprocidade social, não houve acertos de critério e categoria na Etapa Pré-teste, o que pode significar a dificuldade de identificação desse sinal. Os participantes apresentaram poucos acertos de critério e categoria ao sinal de dificuldade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento. Seis de sete participantes apresentaram uma melhora na identificação dos sinais no Pós-teste, caracterizada por: aumento de acerto de critério e categoria e/ou aumento de acerto de categoria e diminuição na quantidade de erros e dois participantes, com 100% e 86%, foram os que apresentaram mais acertos de critério e categoria nesta etapa do estudo
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder. It is possible to observe the first signs of atypical development as early as six months of age. The objectives of this study were to train health professionals in primary care to identify early signs of ASD (established by DSM-5 diagnostic criteria) and to compare the identification of signs before and after the educational intervention. Seven professionals participated in this research. It was a study with a Behavioral Sciences research method, with a quasi-experimental design and pre-test and post-test evaluations. The educational intervention sought to implement learning about the signs of autism and how they present themselves from 6 months of age. The pre-test and post-test analysis and presentation of results occurred with every single subject separately, as, in this kind of design, the subject functioned as their control. The results indicated that the videos of stereotyped motor or verbal behaviors or unusual sensory behaviors, fixed and intense restricted interests, and no typical signs/developments were selected with more accuracy of criteria and category in both the pre-test and post-test rounds. On the other hand, the sign of lack of social reciprocity had no correct answers for criteria and categories in the pre-test round, which may mean that it is difficult to identify this sign in a generalized way. Participants presented little criteria and category hits for the sign of difficulty in developing and maintaining friendship relationships appropriate for the level of development. Six out of seven participants showed an improvement in the identification of the signs in the post-test, characterized by: an increase in criteria and category hits and/or an increase in category hits and a decrease in the number of errors and two participants, with 100% and 86%, were the ones that presented more criteria and category hits at this stage of the study
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Atenção primária à saúde
Pessoal da saúde
Avaliação de recursos humanos em saúde
Análise do comportamento
Autism Spectrum Disorder
Primary health care
Health personnel
Health personnel assessment
Behavior analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Rocha, Beatriz Silvério da. Intervenção educacional analítico-comportamental para a identificação de sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista para profissionais na atenção primária à saúde. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32608
Data do documento: 13-Fev-2023
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