REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Thaina de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7840443168011133pt_BR
dc.contributor.advisor1Pacheco Filho, Raul Albino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1104011611313412pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T18:09:01Z-
dc.date.available2023-06-01T18:09:01Z-
dc.date.issued2020-05-27-
dc.identifier.citationOliveira, Thaina de Paula. Da captura e do incapturável: considerações sobre funk, capitalismo e desejo. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32567-
dc.description.resumoO presente estudo desenvolveu-se a partir do questionamento sobre as relações entre o funk, e os discursos de dominação vigentes na sociedade brasileira, dado a sua importância e posição ímpar na cultura. Para tal, exploramos duas vias que pudessem ampliar o debate sobre o tema, sendo a primeira a de estabelecer algumas relações entre o funk, enquanto cultura, e o modo de produção capitalista e a cultura hegemônica a partir dos eixos estruturais: classe, raça e gênero. A segunda via é a de investigar a partir de uma perspectiva psicanalítica o que o funk, enquanto fazer/viver artístico, pode ensinar sobre o desejo e a singularidade dos sujeitos. Dessa forma, procuramos estabelecer um diálogo entre a Psicanálise e os campos dos Estudos Culturais, Arte e História. Assim, o primeiro capítulo é composto por uma apresentação da história do funk, cujo objetivo é o de destacar a heterogeneidade do fenômeno, considerando suas transformações e seus elementos estruturantes: música, dança e bailes e a de construir uma base para as discussões nos seguintes capítulos. No segundo capítulo buscamos apresentar algumas noções pertencentes ao campo dos Estudos Culturais, as relações entre e indústria e cultura, a partir da noção da cultura como um campo de disputa entre um bloco de poder, que determina e quais são as manifestações que devem ser transformadas de acordo com os valores deste mesmo bloco, e outro bloco de poder, que resiste aos movimentos de captura e dominação total. No terceiro capítulo procuramos tecer algumas das articulações entre o campo da arte e a psicanálise a partir do conceito de sublimação, que inicialmente foi apresentado por Freud como um processo presente na criação artística, e que se constitui como uma terceira destinação possível para a libido. Entretanto, é de acordo com os desenvolvimentos de J. Lacan para o conceito, a partir da apresentação do seminário A ética da Psicanálise (1959-1960/2008), que avançamos com a discussão entre a arte, sujeito e desejo, através do debate acerca do objeto das Ding, ou a Coisa, a criação artística e o sujeito de desejo. Por fim, no quarto capítulo buscamos explorar questões estruturais às discussões sobre o funk enquanto uma manifestação da cultura e artística, com o objetivo de estabelecer pontos de fechamento e abertura entre os distintos campos do conhecimento, assim como de discutir possíveis resistências que o funk pode trazer em relação aos discursos de dominaçãopt_BR
dc.description.abstractThe present study was developed from the questioning about the relationship between funk and the discourses of domination prevailing in Brazilian society, given its importance and unique position in culture. To this end, we explored two ways that could broaden the debate on the subject. The first one was to establish relations between funk, as culture, and the capitalist way of production and hegemonic culture from the structural axes: class, race and gender. The second was to investigate from a psychoanalytical perspective what things the genre, as both a creative process and a way of life, can teach about the desire and uniqueness of subjects. Thus, we seek to establish a dialogue between Psychoanalysis and the fields of Cultural Studies, Art and History. For that, the first chapter consists of a presentation of the history of funk, whose objective is to highlight the heterogeneity of the phenomenon, considering its transformations and its structuring elements: music, dance and parties and to build a basis for the following discussions. In the second chapter we seek to present some notions pertaining to the field of Cultural Studies, the relations between industry and culture, based on the notion of culture as a field of dispute between a block of power, that determines which are the manifestations that should be transformed according to the values of this same block, and another block, that resists the movements of capture and total dominance. In the third chapter we intended to weave some of the articulations between the fields of art and psychoanalysis based the concept of sublimation, which was initially presented by Freud as a process present in art in artistic creation, and that constitutes a third possible destination for libido. However, it is in accordance with J. Lacan's developments for the concept presented on The Ethics of Psychoanalysis (1959-1960 / 2008), that we evolve the discussion between art, subject and desire, through the debate about of the object of das Ding, the artistic creation and the subject of desire. Finally, in the fourth chapter we seek to explore structural issues in the discussions about funk as a manifestation of culture and art, with the aim of establishing opening and closure points between the different fields of knowledge, as well as discussing possible resistances that funk may offer against the dominant discoursesen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectFunkpt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectSublimaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen_US
dc.subjectFunken_US
dc.subjectCultural studiesen_US
dc.subjectSublimationen_US
dc.subjectArten_US
dc.subjectCultureen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.titleDa captura e do incapturável: considerações sobre funk, capitalismo e desejopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaina de Paula Oliveira.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.