REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Comunicação e Multimeios
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Mariana Vieira de-
dc.contributor.advisor1Prioste, Marcelo Vieira-
dc.date.accessioned2023-05-30T21:04:00Z-
dc.date.available2023-05-30T21:04:00Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationOliveira, Mariana Vieira de. Imo, audiovisual como arqueologia da mídia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32325-
dc.identifier.urihttps://www.youtube.com/watch?v=glN4ufbA9Do-
dc.description.resumoFoucault (1969, p.173) aponto que a arqueologia não deve servir para afirmar que os objetos e conceitos, enunciações ou escolhas teóricas desaparecem, mas que o estudo do passado deve servir para podermos “descrever e analisar fenômenos de continuidade, retorno e repetição”. Já a definição apresentada por Thomas Elseasser, em “Cinema como Arqueologia das Mídias”, é de que uma abordagem arqueológica reconecta e descreve fenômenos históricos em espaços conceituais diferentes, utilizando do diálogo com o passado e do diálogo com o “novo”, do ponto de vista do presente. Com estes aportes teóricos, e produzido a partir de diferentes mídias e dispositivos obsoletos, traçando um paralelo de evolução e aproveitamento do “velho no novo” e do “novo no velho”, este produto trouxe ao mundo sensível, por meio de uma instalação audiovisual, os ideais da poética da obsolescência, apresentando o audiovisual como Arqueologia das Mídias, através da fragmentação da obra, previamente, audiovisual nas mídias individuais que a compõem. Com o objetivo de questionar a ideia de obsolescência programada - criada em 1920 por Alfred P. Sloan, então presidente da General Motors -, além de investigar as ramificações alcançadas pelo audiovisual dentro do âmbito amplo das mídias e apresentar de forma lúdica e esteticamente elaborada os fragmentos constituintes de uma produção audiovisual. imo foi criada a partir da utilização de dispositivos obsoletos, desde a captura de vídeo, montagem e exposiçãopt_BR
dc.description.abstractFoucault (1969, p.173) I point out that archeology should not serve to affirm that objects and concepts, enunciations or theoretical choices disappear, but that the study of the past must serve to be able to “describe and analyze phenomena of continuity, return and repetition ”. The definition presented by Thomas Elseasser, in “Cinema as Archeology of the Media”, is that an archaeological approach reconnects and describes historical phenomena in different conceptual spaces, using dialogue with the past and dialogue with the “new”, from the point view of the present. With these theoretical contributions, and produced from different media and obsolete devices, drawing a parallel of evolution and use of the “old in the new” and the “new in the old”, this product brought to the sensitive world, through an audiovisual installation , the ideals of obsolescence poetics, presenting audiovisual as Media Archeology, through the fragmentation of the previously audiovisual work in the individual media that compose it. In order to question the idea of programmed obsolescence - created in 1920 by Alfred P. Sloan, then president of General Motors -, in addition to investigating the ramifications reached by audiovisual within the broad scope of the media and presenting in a playful and aesthetically elaborated way constituent fragments of an audiovisual production. imo was created using obsolete devices, from video capture, montage and exposureen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Comunicação e Multimeiospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArqueologia das mídiaspt_BR
dc.subjectVideoinstalaçãopt_BR
dc.subjectPoética da obsolescênciapt_BR
dc.subjectMedia archeologyen_US
dc.subjectVideo installationen_US
dc.subjectPoetics of obsolescenceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleImo, audiovisual como arqueologia da mídiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Comunicação e Multimeios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
imo, audiovisual.mp49,78 MBUnknownVisualizar/Abrir
IMO, audiovisual como arqueologia da mídia_Mariana Vieira de Ol.pdf3,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.