REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32261
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Considerações acerca das teorias da arte contemporânea: Arthur Danto e George Dickie
Autor(es): Frasson, Maria Eduarda Guedes Beozzo
Primeiro Orientador: Ferrari, Sônia Campaner Miguel
Resumo: Pensar as produções artísticas do homem a fim de compreender sua natureza e valor é uma atividade tradicionalmente difícil e volátil. Ao longo da história, os critérios avaliadores de uma obra de arte sofreram diversas alterações de forma que alguns objetos considerados obras de arte atualmente não poderiam ser obras de arte no século passado. As produções artísticas são de uma espécie que acompanha as transformações histórico-culturais da humanidade, significando uma intensa maleabilidade no que diz respeito às suas definições. Durante muito tempo, estudiosos adotaram a perspectiva do objeto artístico, sobretudo àquilo que ele representava, como norte da definição da obra de arte. Após o sucesso que as vanguardas artísticas do século XX tiveram em questionar tais valores tradicionais, contudo, fez-se necessário uma desvinculação entre o objeto e sua dimensão estética. A arte oriunda da contemporaneidade é marcada por uma aparente falta de entendimento sobre os objetos apresentados, por isso é alvo de constante reformulação teórica, de forma que ainda não há um consenso sobre como ocorre o ritual de conceber uma obra de arte. Pensaremos nesse trabalho, duas das teorias contemporâneas que se propõem a entender a obra de arte, suas principais considerações e limitações. A primeira, a teoria do ‘sobre-o-quê’’ de Arthur Danto, e a segunda, a Teoria Institucional de George Dickie
Palavras-chave: Arte contemporânea
Arthur Danto
George Dickie
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria
Citação: Frasson, Maria Eduarda Guedes Beozzo. Considerações acerca das teorias da arte contemporânea: Arthur Danto e George Dickie. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32261
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EDUARDA GUEDES BEOZZO FRASSON - TCC.pdf368,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.