REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32249
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação
Autor(es): Lucena, Dhara Côrte de
Primeiro Orientador: Mraz, Sandra de Camargo Rosa
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo, de um lado, travar um diálogo entre os conceitos de saber da experiência proposto por Jorge Larrosa e de experiência estética proposto por John Dewey e, de outro, expor as possibilidades de pensar as mediações acessíveis em museus a partir da experiência, considerando principalmente uma comunicação para além da verbal, que conformam as relações de afeto e precisam atentar para um tempo maior entre o pensar e o sentir. Abrimos espaço para o saber da experiência estética por meio da apresentação de um novo entendimento de nós mesmos, como homo sapiens-demens — loucos e sábios —, e da demonstração de como chegamos a um empobrecimento da experiência. E, a partir das experiências vividas por mim no projeto Faça Memórias — projeto de arteterapia para idosas com demência no museu — e, contando também com a experiência relatada em entrevista pela Coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca do Estado de São Paulo — Gabriela Aidar – , procuramos demonstrar, dando início a esses estudos que poderão se ampliar futuramente, a importância de pensarmos a educação a partir da experiência, tendo em vista a acessibilidade e inclusão em museus
Abstract: This research aimed, on the one hand, to establish a dialogue between the concepts of knowledge from experience proposed by Jorge Larrosa and aesthetic experience proposed by John Dewey, and, on the other hand, to expose the possibilities of thinking about accessible mediations in museums from the perspective of experience, mainly considering communication beyond the verbal expression, which make up the relationships of affection and point to the need to pay attention to a longer time to think and feel. We made room for the knowledge of aesthetic experience through the presentation of a new understanding of ourselves, as homo sapiens-demens — mad and wise — and the demonstration of how we have reached an impoverishment of experience. And, based on the experiences I had in the Faça Memórias project — an art therapy project for elderly women with dementia at the museum — and also on the experience reported in an interview given by the Coordinator of Inclusive Educational Programs of the Pinacoteca do Estado de São Paulo — Gabriela Aidar – , we tried to demonstrate, starting these studies that could be expanded in the future, the importance of thinking about education from the perspective of experience, in view of accessibility and inclusion in museums
Palavras-chave: Arte-educação
Educativo de museus
Experiência estética
Saber da experiência
Acessibilidade
Art education
Museum education
Aesthetic experience
Knowledge from experience
Accessibility
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria
Citação: Lucena, Dhara Côrte de. Contribuições para mediações acessíveis em museus: a experiência como fundamento da educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32249
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DHARA CÔRTE DE LUCENA - TCC.pdf723,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.