???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
Autor: Darriet, Maria Cristina Sobrinho 
Primeiro orientador: Carvalho, Edgard de Assis
Resumo: A dissertação Os Atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho surge a partir do arquivo do artista classificado, catalogado, conservado e analisado por mim. Pensado como um fio condutor ele me levou a refletir sobre a relação entre a ausência de arquivo e seu excesso na história da música brasileira. As versões construídas na literatura musical brasileira sobre diversos estilos, movimentos, repertórios e personagens consolidaram-se na memória coletiva e em nosso imaginário ao longo dos séculos. Associações tais como: Pixiguinha foi o maestro e principal nome do choro; Donga compôs o primeiro samba, Pelo telefone ; Luiz Gonzaga tornou-se o Rei do Baião ; João Gilberto representa o ritmo da bossa nova; Caetano Veloso e Gilberto Gil são indissociaveis do Tropicalismo, tendem a demonstrar que essas versões rememoradas, em razão do seu valor simbólico, visam sobretudo ao devir. Em busca de um consenso, os formadores de opiniões do campo da música, critícos, jornalistas, intelectuais, acadêmicos investem nas lembranças, de maneira a encontrar no passado uma legitimidade histórica que permita consolidar a memória coletiva. A partir das análises de Paul Ricoeur e Elisabeth Roudinesco investigo nesta dissertação, por um lado, os mecanismos das apropriações dos tempos históricos, e por outro, os processos de construção e de transmissão de uma memória social ligada à música de expressão instrumental
Abstract: The essay the tracks of creation: a study of player and soloist Barrosinho s journey is build on this artist s records that I had classified, catalogued, preserved and analyzed. Working as a vital lead, they induced me to a deep reflection regarding the relation between the lake of records and its excess in the Brazilian music story. The musical literature about Brazilian different styles, trends, repertories, and personages has been progressively consolidated in the collective memory and imaginary. Associations like: Pixinguinha was the maestro of choro ; Donga composed the fist samba pelo telephone ; Luiz Gonzaga became the King of baião , João Gilberto was the main representant of bossa nova; Caetano Veloso and Gilberto Gil were linked to the Tropicalism movement, aim at demonstrate, with this perpetuated version of the musical history, that their target is the becoming (le devenir). Looking for a consensus, the key opinion formers of the musical world like critics, journalists, intellectuals, academics investigate memories in order to find out in the past some historic legitimacy that allow them to deeply fix the collective imaginary. Starting from Paul Ricoeur and Elizabeth Roudinesco analyses, my objective is to identify and undestand the mechanisms of the historic moment s appropriation and the process of building and transmitting a social memory linked to the music of instrumental expression
Palavras-chave: Música
Memória
Arquivo
Reconhecimento
Music
Memory
Archive
Outsider
Acknowledgment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Darriet, Maria Cristina Sobrinho. Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224
Data de defesa: 17-Sep-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Cristina Sobrinho Darriet.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.