REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32217
Tipo: Dissertação
Título: Reconhecimento precoce dos transtornos mentais na infância e adolescência: intervenção educacional contextualizada na rede de ensino
Autor(es): Ciantelli, Lívea Athayde de Morais
Primeiro Orientador: Rodrigues, Cibele Isaac Saad
Resumo: Introdução: Transtornos mentais estão presentes em 10-20% das crianças ao redor do mundo, sendo que condições neuropsiquiátricas são a maior causa de prejuízo funcional em pessoas jovens. A identificação e tratamento precoce desses casos é imprescindível. Os professores e educadores, os quais estão em contato com a crianças e adolescentes por longo período de tempo, precisam estar capacitados a reconhecer os primeiros sinais e sintomas de adoecimento mental, pois a identificação precoce se correlaciona diretamente com melhor prognóstico. Objetivos: Esta pesquisa tem por objetivos: Avaliar a prevalência e o perfil dos pacientes portadores de transtornos mentais em crianças e adolescentes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (CAPSij) de Votorantim, bem como fatores associados e seus determinantes e capacitar professores da rede de ensino infantil e fundamental do município para o reconhecimento e encaminhamento precoces de crianças e adolescentes portadoras de adoecimento mental, provendo capacitação aos professores a respeito dos transtornos mentais mais prevalentes nessa população e desenvolvendo atitudes e crenças positivas em relação a saúde mental de crianças, com menor estigma e maior confiança sobre como identificar e encaminhar os problemas de saúde mental. Método: Trata-se de estudo observacional interventivo, com desenho em corte transversal, sendo realizado durante o período de agosto de 2019 a dezembro de 2021, após as aprovações administrativas e éticas necessárias. O modelo de capacitação foi acordado com a Secretaria Municipal de Educação visando a maior participação dos professores de educação infantil e fundamental do município de Votorantim. Os conteúdos foram aqueles baseados em problemas psicológicos e psiquiátricos mais comuns da infância e adolescência, a partir do diagnóstico situacional realizado no CAPSij, utilizando instrumento elaborado pelos pesquisadores. Resultados: Encontrou-se umperfil e prevalência dos transtornos mentais na infância e adolescência no CAPSij deVotorantim semelhantes ao relatado na literatura. Via intervenção educativa foi possível prover conhecimento aos professores de ensino, assim como desenvolver crenças e atitutes positivas em relação a saúde mental das crianças, com menor estigma e maior confiança sobre como identificar e encaminhar os problemas em saúde mental. Discussão: Promover treinamentos em saúde mental possibilita estabelecer elos entre sistema de saúde e educacional, permitindo o direcionamento adequado de crianças que necessitem de ajuda
Abstract: Introduction: Mental disorders are present in 10-20% of children around the world, and neuropsychiatric conditions are the main cause of functional impairment in young people. Early diagnosis and treatment of these cases is essential. Teachers and educators, who are in contact with children and adolescents for a long period of time, need to be able to recognize the first signs and symptoms of mental illness, as early diagnosis is directly correlated with a better prognosis. Objective: This thesis aims to: Evaluate the prevalence and profile of patients with mental disorders in children and adolescents treated at the Psychosocial Care Center for Children and Youth (CAPSij) in Votorantim, as well as associated factors and their determinants, and train teachers in the kindergarten and elementary schools in the municipality for the early recognition and referral of children and adolescents with mental illness, providing training to teachers about the most prevalent mental disorders in this population and developing positive attitudes and beliefs regarding the mental health of children, with less stigma and greater confidence in how to identify and address mental health problems. This is an interventional observational study, with a cross-sectional design, being carried out from August 2019 to December 2021, after the necessary administrative and ethical approvals. The training model was agreed with the Municipal Department of Education, aiming at greater participation by teachers of early childhood and fundamental education in the municipality of Votorantim. Results: The contents were those based on the most common psychological and psychiatric problems in childhood and adolescence, based on the situational diagnosis carried out at CAPSij, using an instrument developed by the researchers. A profile and prevalence of mental disorders in childhood and adolescence was found at CAPSij in Votorantim similar to that reported in the literature. Through an educational intervention, it was possible to provide knowledge to teaching teachers, as well as to develop positive beliefs and attitudes in relation to children's mental health, with less stigma and greater confidence in how to identify and address mental health problems. Discussion: Promoting mental health training allows for the establishment of stronger links between the health and educational systems, allowing for the proper targeting of children who need help
Palavras-chave: Transtornos mentais
Psiquiatria infantil
Psiquiatria do adolescente
Capacitação de professores
Serviços de saúde mental
Mental disorders
Child psychiatry
Adolescent psychiatry
Teacher training
Mental health services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Ciantelli, Lívea Athayde de Morais. Reconhecimento precoce dos transtornos mentais na infância e adolescência: intervenção educacional contextualizada na rede de ensino. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32217
Data do documento: 1-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lívea Athayde.pdf3,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.