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Tipo do documento: Tese
Título: A comunicação na campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores em 2006
Autor: Costa, Ricardo 
Primeiro orientador: Chaia, Vera Lucia Michalany
Resumo: Esta tese propõe um estudo das técnicas de comunicação da campanha eleitoral e do marketing político utilizadas pelo Partido dos Trabalhadores, no ano de 2006, para a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa irá abordar os principais aspectos da comunicação que deram projeção nacional ao candidato, principalmente as mudanças na percepção das imagens adotadas pelo partido para obter a aprovação do eleitorado. Essas adequações estratégicas de comunicação passam por um posicionamento influenciado pelos meios de comunicação de massa sobre as mudanças no cenário político, que colocaram o candidato presidente em situação de evidência negativa junto à opinião pública, em razão das diversas denúncias contra seu partido e, principalmente, pessoas ligadas diretamente à sua gestão. Desta forma, esta tese busca identificar quais foram os principais aspectos negativos na reeleição do candidato Lula e como foi utilizada a comunicação do Partido dos Trabalhadores na campanha eleitoral durante o Horário Gratuito da Propaganda Eleitoral (HGPE), assim como a comunicação na mídia impressa, como forma de reverter o cenário negativo que se encontrava a campanha do PT, dando a vitória a Lula em 2006
Abstract: This thesis considers a study of the techniques of the marketing politician used by the Party of the Workers in the campaign in the year of 2006 for the campaign of re-election of president Luiz Inácio Lula da Silva. The research will go to approach the main aspects of the communication that had given national projection to the candidate, mainly, the changes in the perception of the images adopted for the party, to get the approval on the part of the electorate. These strategical adequacies of communication of the party pass for a positioning influenced for the medias of mass on the changes in the scene politician that had placed the candidate mainly president in situation of negative evidence next to the public opinion in detriment of the diverse denunciations against its party and, on people directly its management. In such a way, this thesis will be searching to identify which had been the main negative aspects the re-election of the candidate Squid and as the communication of the Party of the Workers in the electoral campaign during the Gratuitous Schedule of Propaganda Eleitoral (HGPE) and the communication in the media was used printed, as form to revert the negative scene that if found the campaign of the PT and that they had given to the victory the Lula in 2006
Palavras-chave: Campanha eleitoral
Marketing político
Eleição
Comunicação
Election campaign
Political marketing
Election
Communication
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Costa, Ricardo. A comunicação na campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores em 2006. 2010. 186 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3221
Data de defesa: 30-Sep-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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