???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3213
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Renata-
dc.contributor.advisor1Montoto, Claudio César-
dc.date.accessioned2016-04-26T13:48:42Z-
dc.date.accessioned2016-07-28T19:23:40Z-
dc.date.available2009-11-05-
dc.date.issued2009-10-26-
dc.identifier.citationNascimento, Renata. Você tem sede de quê?: informação e consumo na sociedade contemporânea. 2009. 69 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/3213-
dc.description.resumoA revolução tecnológica, iniciada na década de 70 com o aparecimento dos primeiros computadores, permanece causando importantes mudanças na cultura contemporânea. Novos métodos possibilitaram aos indivíduos receber e, principalmente, produzir uma elevada quantidade de informação. A criação de novas mídias digitais, que se renovam a cada dia, possibilitou ao homem ferramentas capazes de romper a barreira do espaço, permitindo a comunicação entre pessoas de diferentes culturas em tempo instantâneo. A fugacidade e a liquidez tornaram-se características indispensáveis para os indivíduos acompanharem tudo, ou mesmo, quase tudo que é produzido, seja no que se refere ao conteúdo das mídias publicitárias e jornalísticas, ou aos bens de consumo. Essa característica da Era Informacional privou os indivíduos do tempo necessário para simbolizar o que recebem, transformado-os em potenciais aliados para a manutenção do lado mais selvagem da sociedade capitalista, em que somente é reconhecido como sujeito da cultura aquele que tem, possui algo necessário, ou não para a sobrevivência. Sem o tempo para entender o que se passa ao redor, o indivíduo deixa de ser para apenas ter. Diante dessa fragilidade do ser, o mercado assume o papel do mestre, do Grande Outro, responsável por ditar as regras de consumo. A comunicação, por outro lado, exerce papel fundamental para a manutenção desse sistema, afinal é ela que vai emitir os signos para incentivar o consumopor
dc.description.abstractThe technological revolution that began in the 70s through the emergence of the first computers, still have causing changes in contemporary culture. New methods have enabled people to receive and, especially, produce a large amount of information. The creation of new Digital Medias, which are changed each day, allowed the man breaking the barrier of space, allowing communication between people of different cultures immediately. The transience and liquidity have become indispensable features for people following everything, or almost everything that is produced, either with regard to the content of media, newspaper or advertising, or products to consume. This characteristic of the Information Age has deprived the people of the time taken to symbolize transforming them in potential partners to maintain the wild side of capitalist society, which is recognized only who has a necessary or not for survival. Without the time to understand what goes around, people not being, they only have, them the market assumes the role, became the Great Other, responsible for dictating the rules of consumption. Communication, on the other hand, is indispensable to keep this system sending signs to encourage consumptioneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T13:48:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata Nascimento.pdf: 490181 bytes, checksum: 894fad68d7fcfae6b122d6f3edaaadf3 (MD5) Previous issue date: 2009-10-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-28T19:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Renata Nascimento.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Renata Nascimento.pdf: 490181 bytes, checksum: 894fad68d7fcfae6b122d6f3edaaadf3 (MD5) Previous issue date: 2009-10-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13060/Renata%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCogeae Lato Sensu - Mpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programCogeae Lato Sensu - Mpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectNovas mídiaspor
dc.subjectRevolução tecnológicapor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectInformationeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectNews mediaeng
dc.subjectTechnological revolutioneng
dc.subjectCapitalismeng
dc.subjectInovacoes tecnologicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleVocê tem sede de quê?: informação e consumo na sociedade contemporâneapor
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Nascimento.pdf478,69 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.