???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3213
Título: Você tem sede de quê?: informação e consumo na sociedade contemporânea
Autor: Nascimento, Renata
Primeiro orientador: Montoto, Claudio César
Resumo: A revolução tecnológica, iniciada na década de 70 com o aparecimento dos primeiros computadores, permanece causando importantes mudanças na cultura contemporânea. Novos métodos possibilitaram aos indivíduos receber e, principalmente, produzir uma elevada quantidade de informação. A criação de novas mídias digitais, que se renovam a cada dia, possibilitou ao homem ferramentas capazes de romper a barreira do espaço, permitindo a comunicação entre pessoas de diferentes culturas em tempo instantâneo. A fugacidade e a liquidez tornaram-se características indispensáveis para os indivíduos acompanharem tudo, ou mesmo, quase tudo que é produzido, seja no que se refere ao conteúdo das mídias publicitárias e jornalísticas, ou aos bens de consumo. Essa característica da Era Informacional privou os indivíduos do tempo necessário para simbolizar o que recebem, transformado-os em potenciais aliados para a manutenção do lado mais selvagem da sociedade capitalista, em que somente é reconhecido como sujeito da cultura aquele que tem, possui algo necessário, ou não para a sobrevivência. Sem o tempo para entender o que se passa ao redor, o indivíduo deixa de ser para apenas ter. Diante dessa fragilidade do ser, o mercado assume o papel do mestre, do Grande Outro, responsável por ditar as regras de consumo. A comunicação, por outro lado, exerce papel fundamental para a manutenção desse sistema, afinal é ela que vai emitir os signos para incentivar o consumo
Abstract: The technological revolution that began in the 70s through the emergence of the first computers, still have causing changes in contemporary culture. New methods have enabled people to receive and, especially, produce a large amount of information. The creation of new Digital Medias, which are changed each day, allowed the man breaking the barrier of space, allowing communication between people of different cultures immediately. The transience and liquidity have become indispensable features for people following everything, or almost everything that is produced, either with regard to the content of media, newspaper or advertising, or products to consume. This characteristic of the Information Age has deprived the people of the time taken to symbolize transforming them in potential partners to maintain the wild side of capitalist society, which is recognized only who has a necessary or not for survival. Without the time to understand what goes around, people not being, they only have, them the market assumes the role, became the Great Other, responsible for dictating the rules of consumption. Communication, on the other hand, is indispensable to keep this system sending signs to encourage consumption
Palavras-chave: Informação
Consumo
Novas mídias
Revolução tecnológica
Capitalismo
Information
Consumption
News media
Technological revolution
Capitalism
Inovacoes tecnologicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Cogeae Lato Sensu - M
Programa: Cogeae Lato Sensu - M
Citação: Nascimento, Renata. Você tem sede de quê?: informação e consumo na sociedade contemporânea. 2009. 69 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3213
Data de defesa: 26-Oct-2009
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Nascimento.pdf478,69 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.