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Título: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH: contribuições da psiquiatria, neurociência, psicologia, psicanálise e análise de implicações da chamada patologização da aprendizagem
Autor: Testi, Helena Maria Daquanno Martins 
Primeiro orientador: Fernandes, Anete Maria Busin
Resumo: Esse trabalho nasceu da necessidade da autora de pesquisar e compreender o chamado TDAH. Qual sua história clinica, onde nasce esse termo como chegamos a ele? Que caminhos os pesquisadores percorreram para chegarem ao esse conceito? Há de fato um consenso? O objetivo da presente obra é explicitar quais os princípios teóricos norteiam os procedimentos diagnósticos e terapêuticos relacionados ao sintoma hiperatividade em crianças e/ou adolescentes. Trazer para a prática clinica a contribuição das áreas psi, levando em consideração que esse sujeito rotulado como hiperativo, tem seus impasses mediados pelo corpo e sofre por não conseguir colocar em palavras seu mal estar. É preciso sensibilizar aqueles que são responsáveis por essa criança e/ou adolescente, também aos educadores e profissionais da saúde, para que não caiam na falácia de que existe um consenso sobre TDAH e mais, que um simples questionário ou um olhar para um corpo inquieto, darão conta de um diagnóstico preciso. Considerar o sujeito em sua singularidade já exclui a padronização de um questionário que preenchido por um outro, pode claramente portar algo da subjetividade desse último e também de seus impasses com relação a essa criança como, por exemplo, o cansaço, a falta de paciência e as informações veiculadas por uma mídia financiada por laboratórios farmacêuticos. O próprio conceito de transtorno aponta para um déficit orgânico que só poderá ser solucionado com medicamentos. Conceito oposto a definição Lacaniana de sintoma entendido como produção do sujeito
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH/I)
Diagnóstico
Sintoma
Psicanálise
Corpo
Disturbio do deficit de atencao com hiperatividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Cogeae Lato Sensu - M
Programa: Cogeae Lato Sensu - M
Citação: Testi, Helena Maria Daquanno Martins. O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH: contribuições da psiquiatria, neurociência, psicologia, psicanálise e análise de implicações da chamada patologização da aprendizagem. 2009. 57 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3210
Data de defesa: 28-Sep-2009
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

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