???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3207
Título: Cultura organizacional, treinamento e motivação: como estes fatores afetam o desempenho do profissional terceirizado no Banco Santander S.A.
Autor: Costa, Sandra Ribeiro da
Primeiro orientador: Santos, Elisabete Adami Pereira dos
Resumo: A terceirização tem sido apontada como uma nova moda dentro das empresas brasileiras, que buscam vantagem competitiva e foco para a atividade principal. A grande maioria das empresas que se utilizam da terceirização enxerga num primeiro momento apenas a diminuição de custos e despesas e não se dão contam do fator humano envolvido nas terceirizações e suas influências no ambiente interno e externo da organização. Influência esta, que pode ser sentida e vista nos serviços de atendimento ao cliente, nos serviços de manutenção e tantos outros onde a imagem da empresa acaba arranhada por vários motivos. Este trabalho procurou analisar os principais fatores que influenciam o desempenho do pessoal terceirizado dentro de uma empresa. O objetivo central é verificar se o conhecimento da cultura organizacional da empresa pode alterar positivamente o desempenho desse funcionário e melhorar sua motivação. A empresa focada neste trabalho trata-se do Banco Santander e sua relação com os funcionários terceirizados que atuavam no mesmo escritório que os funcionários do próprio Banco. Para atingir este objetivo de analisar a relação da empresa com seu pessoal terceirizado, foi feita entrevista com um gestor de pessoal terceirizado, e com um funcionário terceirizado do Banco Santander. Estas respostas foram comparadas com os dados obtidos em pesquisa sobre terceirização efetuada em 2006 pelo Centro Nacional de Modernização (Lívio A. Giosa). As entrevistas foram concentradas nos procedimentos da empresa em relação aos terceirizados, quanto à: cultura organizacional, treinamento e fatores motivacionais
Abstract: The outsourcing has being pointed as a new fashion inside the Brazilian organizations, which are searching for competitive advantage and target and focus for the main activity. The vast majority of the companies that uses the outsourcing sees at a first moment only the reduction of costs and expenditures and they do not taken in account the human factor involved in the outsourcings and its influences in the internal and external environment of the organization. This influence, that can be felt and sight in the services of attendance to the customer, in the services of maintenance and as much as others where the image of the company finishes damaged for some reasons. This essay has looked for to analyze the several factors that influence the performance of the outsourcing workers in a company. The main objective is to verify if the knowledge of the culture organizational can modify positively the performance of this employee and improve his motivation. The company focused in this work is the Santander Bank and its relation with the outsourcing employees who acted in the same building that the employees of the Bank. To reaching this objective of to analyze the relation between the company and its outsourcing employees, it was made an interview with an outsourcing manager, and an outsourcing employee of Santander Bank. These answers had been compared with the data gotten in research realized about outsourcing in 2006 for the National Center of Modernization (Lívio Giosa). The interviews had been concentrated in the procedures of the company in relation to the outsourcing employees, as such as: organizational culture, training and motivational factors
Palavras-chave: Terceirização
Vantagem competitiva
Cultura organizacional
Fatores motivacionais
Outsourcing
Competitive advantage
Organizational culture
Motivational factors
Bancos -- Subcontratacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Cogeae Lato Sensu - M
Programa: Cogeae Lato Sensu - M
Citação: Costa, Sandra Ribeiro da. Cultura organizacional, treinamento e motivação: como estes fatores afetam o desempenho do profissional terceirizado no Banco Santander S.A.. 2009. 82 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3207
Data de defesa: 8-Oct-2009
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Ribeiro da Costa.pdf960,29 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.