???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3202
Título: O sutiã semiótico e a descoberta da feminilidade: análise do filme publicitário Primeiro Sutiã
Autor: Orrú, Sílvia Regina Saraiva 
Primeiro orientador: Montoto, Claudio César
Resumo: Este estudo está baseado na teoria psicanalítica freudiana e releitura lacaniana em constante diálogo com a semiótica triádica de Peirce e versa sobre o signo do sutiã no filme publicitário Primeiro Sutiã criado pela agência W/Brasil, para a empresa de lingerie da marca Valisère. Tem por objetivo demonstrar a capacidade de uma peça publicitária transformar um signo em uma simbologia universal, ou seja, a transformação do objeto sutiã em símbolo legitimador do rito de passagem da adolescência e tendo como percurso na narrativa, o objeto sutiã como índice da descoberta da feminilidade. Também relata a história e evolução do sutiã e as referências femininas nas diferentes épocas, pontuando as conquistas das mulheres através dos tempos, além de fazer um percurso sobre o psiquismo feminino desde o primeiro estágio do desenvolvimento psicossexual em Freud até a significação do falo em Lacan
Abstract: This study is based on the freudian psychoanalytic theory and on the lacanian rereading in a constant diolague with the semiotic's triadic from Peirce and talks about the sign of the bra in the advertising movie: "First Bra" developed by the W/Brasil agency to the lingerie company Valisère. Its objective is to demonstrate how a advertising piece is able to transform a sign in a universal symbology, that is, the transformation of the object bra in a legitimating symbol of adolescence passage rite and showing through its course, the object bra as part of the femininity discovery. There's also the history of the bra evolution and the feminine references in differents periods, pointing the women conquests through time, and demonstrates the course of the feminine psychism since Freud's first stage of the psychosexual development until Lacan's phallus signification
Palavras-chave: Psicanálise
Publicidade
Sutiã
Signo
Semiótica
Feminilidade
Psychoanalysis
Publicity
Bra
Sign
Semiotics
Femininity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Cogeae Lato Sensu - M
Programa: Cogeae Lato Sensu - M
Citação: Orrú, Sílvia Regina Saraiva. O sutiã semiótico e a descoberta da feminilidade: análise do filme publicitário Primeiro Sutiã. 2009. 119 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3202
Data de defesa: 1-Oct-2009
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia Regina Saraiva Orru.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.