???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3198
Título: Yes, nós somos bilíngues: um olhar psicopedagógico sobre os significados que as crianças atribuem à aprendizagem no modelo bilíngue
Autor: Malat, Suad Mohamad
Primeiro orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar o significado que as crianças atribuem à aprendizagem de uma segunda língua e determinar o sentido atribuído pela professora e pelas coordenadoras ao ensino e ao aprendizado bilíngue. A pesquisa recorreu ao referencial teórico de Baker (1993), Bruner (1997), Ferreiro (2001) e Friedmann (2005), que alicerçou a análise do estudo. A pesquisa levou a concluir que, no início do aprendizado bilíngue, as crianças se valem das mesmas estratégias empregadas ao aprender a língua materna, tanto na construção da escrita quanto na verbalização do novo idioma. No início desse processo, pode ocorrer a alternância dos idiomas, isto é, pode acontecer uma combinação das duas línguas. Entretanto, no transcorrer da aprendizagem, as diferenças são percebidas e os idiomas são devidamente separados
Palavras-chave: Psicopedagogia
Aprendizagem bilíngue
Ensino bilíngue
Aquisicao da segunda lingua
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Cogeae Lato Sensu - M
Programa: Cogeae Lato Sensu - M
Citação: Malat, Suad Mohamad. Yes, nós somos bilíngues: um olhar psicopedagógico sobre os significados que as crianças atribuem à aprendizagem no modelo bilíngue. 2009. 126 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3198
Data de defesa: 28-Sep-2009
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suad Mohamad Malat.pdf607,38 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.