REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Introdução de uma língua estrangeira na educação infantil
Autor(es): Abdala, Vanessa Novelino
Primeiro Orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: No mundo de hoje é imprescindível conhecer um segundo idioma para ter acesso à sociedade da informação e poder viver no mundo globalizado. Esse conhecimento é um instrumento libertador que permite acesso ao mundo dos negócios, da tecnologia e à conhecimentos gerais. A Lei de Diretrizes e Bases Nacional de 1996 defende o direito de aprender um segundo idioma e determina que sua introdução somente a partir do ensino fundamental II c. Porém, estudos recentes principalmente das neurociências trazem uma nova visão ao ensino de uma segunda língua mostrando as vantagens de se iniciar a aprendizagem já primeira infância. Como base em alguns resultados desses estudos da neurolinguística, de teorias da psicolinguística principalmente de Piaget e Vygostky sobre a aquisição da linguagem, além de experiências que tive em sala de aula por três anos como professora bilíngue na educação infantil, apresento como uma segunda língua pode ser ensinada, no âmbito da didática, na educação infantil nas escolas brasileiras e a apresento algumas sugestões de trabalho. Para a construção desta proposta de ensino, é fundamental considerar os aspectos específicos desta fase de vida das crianças como as teorias de aprendizagem na primeira infância, os conhecimentos prévios dos alunos, seu papel como sujeito ativo de aprendizagem, a importância das interações e das brincadeiras, as diferentes linguagens, a indivisibilidade do aluno, o contexto escolar em que a escola está inserida e a formação do professor
Abstract: Nowadays, it’s essencial to know a second language to be part of the information society and to live the globalization. This skill allows us to access the business world, the technology and universal knowledge. The Brazilian Education Law (LBD) from 1996 assures this right and defines it’s introdution in the second part of Elementary School. However, recenty studies, mainly form the neuroscience field show the advantages of second language early education, during childhood. This paper is based on these research informations, psicolinguistics theories mainly from Piaget and Vygostk about language adquisition, and some of my own three years teaching experience a bilingual teacher in a kindergarden school in São Paulo. My objective is to present how the second language can be taught for young children in brazilian schools. It’s essencial to consider kids especifities just like knowledge development theories, prior expertise, their active role as learners, interacion and play significance, their different languages, students indivisibility, school environment and teachers professional training
Palavras-chave: Educação infantil
Idioma estrangeiro
Bilinguismo
Children education
Bilinguilism
Second language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Abdala, Vanessa Novelino. Introdução de uma língua estrangeira na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31959
Data do documento: 27-Nov-2013
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