???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3195
Título: Jornalismo educativo e mídia política - análise do Programa Veja na Sala de Aula da Revista Veja: aspectos políticos
Autor: Farias, Flávia Fernandes
Primeiro orientador: Chaia, Vera Lucia Michalany
Resumo: O controle dos veículos de comunicação no campo da educação cresce dia a dia. É fundamental uma análise e avaliação dos objetivos e características deste tipo de material. Como o jornalismo educativo presente no Brasil abrange diversas áreas, o foco da monografia é problematizarmos o tema abordando principalmente os aspectos políticos. Neste trabalho apresentaremos uma reflexão sobre o Guia do Professor, presente no material Veja na Sala de Aula, produto da editora Abril com a Fundação Victor Civita, cujo intuito é levar os fatos do Brasil e do mundo, através da mídia impressa para a escola. A monografia pretende discorrer da importância da inserção da mídia no ambiente sala de aula, mas ao mesmo tempo propor uma análise crítica sobre o conteúdo político do suplemento Guia do Professor, veículo de comunicação dirigido e produzido por educadores brasileiros e também pela equipe Abril que avaliam textos da revista Veja e os transformam em atividades de aula, sintonizadas com as novas correntes pedagógicas em todas as disciplinas propostas pela grade curricular do ensino médio. Para o desenvolvimento da análise, foram utilizadas teorias relacionadas à comunicação/educação, abordando aspectos como mídia e cultura, jovens e o entendimento político, além das estratégias discursivas da revista Veja incluídas no Guia do Professor. Conclui-se esse trabalho salientando a necessidade de as escolas e os professores participarem diretamente das elaborações e ações educativas da comunicação de massa. Além disso, é fundamental a mídia se questionar quanto às principais dúvidas dos estudantes e possíveis melhorias que podem realizar no material didático. Passamos a considerar viável, importante e necessária a mídia nos processos formais de educação, como, por exemplo, na criação de uma disciplina com o seu tema para discussão dos acontecimentos diários
Abstract: The control of the vehicle of communication in education grows day by day. It is a fundamental analysis and assessment of goals and characteristics of this type of material. As the journalism education in Brazil this covers many areas, the focus of current work is to confront the issue especially addressing the political aspects. This work presents a reflection about the material called Guia do Professor presente inside of the programm Veja na Sala de Aula (Veja on the classroom), a partnership between the foundation and the Publiser April Victor Civita, whose aim is to take the classroom to what has been happenning in Brazil and in the world through the printed media. The thesis intended to present the importance of the media's inclusion in the classroom environment by offering a critical analysis of politics subjects of the contents of the Suplement Teacher's Guide (Guia do Professor), the means of communication written by brazilian educators and also publiser April, that evaluate texts from Look Magazine and transform them into classroom activities synchronized with the new pedagogical currents in all the subjects proposed by high school syllabus. For the development of the analysis were used theories related to communication/ education, addressing issues such as: media and culture, youth and political understanding, in addition to the discursive strategies of magazine Veja included in Teacher's Guide. We conclude our work emphasizing the need for schools and teachers directly involved the elaboration and education of mass communication. Moreover, it is essential if the media ask about the main questions of students and possible improvements that can take six months or yearly. We consider a viable, important and necessary the media in cases of formal education, such as a discipline with its theme for the discussion of daily events
Palavras-chave: Jornalismo educativo
Indústria cultural
Journalism education
Cultural industry
Education
Veja na Sala de Aula
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO)
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Cogeae Lato Sensu - M
Programa: Cogeae Lato Sensu - M
Citação: Farias, Flávia Fernandes. Jornalismo educativo e mídia política - análise do Programa Veja na Sala de Aula da Revista Veja: aspectos políticos. 2009. 73 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3195
Data de defesa: 2-Aug-2009
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flavia Fernandes Farias.pdf770,26 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.