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Título: Dificuldade de aprendizagem para aprender ler e escrever - um relato de experiência sobre inteligência aprisionada do tipo hipoassimilativa-hipoacomodativa: a visão winnicottiana sobre a conquista da autoria
Autor: Loverbeck, Silvia Robattom
Primeiro orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de autoria diante do desafio de aprender ler e escrever. Para isto leva em conta referenciais teóricos de estudiosos como Sara Paín, Alícia Fernández e outros colaboradores que escreveram sobre o tema problemas de aprendizagem. Apresenta o ser cognoscente da Psicopedagogia como um sujeito que parte da ignorância primeira antes de vivenciar o certo-errado ou falso-verdadeiro para transformar a si mesmo e a realidade ao seu redor. Desde que sua singularidade seja respeitada por ensinantes que assumam uma posição adequada para oferecer ambientes facilitadores ao aprendizado. Pois não há representação nem aprendizagem sem intersubjetividade. Sinaliza a importância da aquisição da linguagem como um fator do desenvolvimento da criança necessário a construção de conceitos que explicam a existência do mundo. Lembrando que é nas interações dos homens que os signos se originam permitindo a comunicação entre as pessoas. Observa que as dificuldades ou distúrbio de aprendizagem em leitura e escrita se caracterizam pela dificuldade na aquisição/desenvolvimento da linguagem escrita em crianças que apresentam déficits tanto de decodificação fonológica como de compreensão da linguagem oral/escrita. Aponta o processo de alfabetização como bem sucedido, quando a criança que aprende, teve oportunidade de contextualizar o mundo antes de chegar nas séries iniciais da escolaridade. Discute também a respeito do que acontece quando o processo de aprendizagem é interrompido e aprisiona a inteligência. Reconhecendo nos dados de um relato de experiência, a modalidade de aprendizagem hipoassimilativa-hipoacomodativa como instauradora da dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita. Elegendo a contribuição Winnicottiana para compreender como ocorrem as tarefas que levam ao amadurecimento pessoal e a conquista da autoria
Palavras-chave: Ser cognoscente
Objetividade e subjetividade na construção do conhecimento
Psicanálise winnicottiana
Disturbios da aprendizagem
Criancas -- Linguagem
Criancas -- Escrita
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Cogeae Lato Sensu - M
Programa: Cogeae Lato Sensu - M
Citação: Loverbeck, Silvia Robattom. Dificuldade de aprendizagem para aprender ler e escrever - um relato de experiência sobre inteligência aprisionada do tipo hipoassimilativa-hipoacomodativa: a visão winnicottiana sobre a conquista da autoria. 2009. 76 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3180
Data de defesa: 17-Sep-2009
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

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