REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31642
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Metanoia - um mergulho no desconhecido: uma pesquisa qualitativa com mulheres no meio da vida
Autor(es): Armando, Márcia Ziroldo Rocha
Primeiro Orientador: Faria, Durval Luiz de
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal investigar, sob a ótica do referencial teórico da Psicologia Analítica, como mulheres entre os 40 e 55 anos de idade, na meia-idade, enfrentam e compreendem as transformações que ocorrem nesta fase. Bem como observar se o que as mulheres vivenciam se aproxima do que Jung chama de metanoia. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi empregado o método qualitativo, tendo como participantes deste estudo quatro mulheres que se encontravam na idade acima descrita. O procedimento adotado foi a entrevista semidirigida, com roteiro previamente construído. Os resultados da pesquisa apontam para a compreensão de que a metanoia pode ser deflagrada por diferentes situações, mas que tem em comum o fato de envolver carga emocional intensa, desencadeando um quadro sintomático, composto por angústia, confusão mental, diminuição da auto-estima, levando a um estado regressivo e introvertido da libido. Observamos que neste período portas são abertas para a reflexão sobre novos caminhos permitindo acrescentar descobertas que proporcionam uma realização pessoal e uma busca de si mesmo. Cada mulher tem que refletir a respeito da importância deste momento em sua vida, a fim de proporcionar um espaço para novas conquistas. Percebemos também que as mulheres acreditam na existência de algo Divino, que transcende. Essa tomada de consciência, de alteridade, passa a contribuir na busca da própria essência. Neste sentido podemos imaginar que elas têm uma visão do outro diferente de si mesma. Constatamos que a metanoia depende menos da idade que da experiência de vida e do desejo de mudanças. Tal processo conduz ao caminho da individuação, como afirmou Jung em sua obra
Palavras-chave: Metanoia
Mulher
Meia-idade
Transformação
Desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho
Citação: Armando, Márcia Ziroldo Rocha. Metanoia - um mergulho no desconhecido: uma pesquisa qualitativa com mulheres no meio da vida. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Abordagem Junguiana: Leitura da realidade e metodologia de trabalho) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31642
Data do documento: 4-Jul-2009
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Ziroldo Rocha Armando.pdf312,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.