REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31624
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Fala que escuto
Autor(es): Honorato, Renata
Primeiro Orientador: Beiguelman, Giselle
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a emergência de novos padrões de privacidade na cultura contemporânea. A discussão é feita a partir de um projeto para web, cuja última fase é um site para onde as pessoas podem enviar, de forma anônima, mensagens via SMS. Esse material será disponibilizado em uma lista, organizada cronologicamente, através de um sistema de banco de dados totalmente integrado às operadoras brasileiras de telefonia celular. A pesquisa tem como referenciais teóricos autores que têm discutido exaustivamente a comunicação por intermédio das redes. Através da antítese de ideias é possível analisar importantes mudanças sociais no comportamento humano, facilmente ilustradas por meio de uma interface web colaborativa e anônima. A hipótese de que os padrões de privacidade mudaram e que o significado da palavra “exposição” na sociedade atual sofreu significativa metamorfose são sustentadas com base em argumentos de estudiosos da área de comunicação, sociologia, psicologia, direito e marketing. Eles provam através de suas pesquisas o início de uma grande transformação social e sugerem um importante debate acerca da comunicação contemporânea. O trabalho faz ainda uma análise história, baseada no advento da metrópole, outra grande transformação social ocorrida no final do século XIX e início do século XX, quando questões sobre anonimato e privacidade vieram à tona e causaram inquietação nos pensadores da época. O projeto parte da hipótese que as relações entre público e privado modificaram-se no contexto das redes sociais, da explosão do mercado de smartphones e do barateamento dos planos 3G. Essas hipóteses devem ser 5 testadas no site Fala que eu Escuto, cuja dinâmica operará da seguinte forma: o usuário enviará uma mensagem de texto para um número padrão (ex: *3892) ou através de um aplicativo (Facebook, Twitter, iPhone, Android). Esse SMS será publicado na íntegra, sem qualquer menção ao remetente, em uma plataforma web. As mensagens não sofrerão qualquer censura e serão publicadas automaticamente. Também não será possível para o usuário apagar qualquer texto enviado para o Fala Que Escuto. A razão para a implementação desta regra básica - a de não poder “voltar atrás” - dá-se por um motivo simples: o trabalho visa analisar as reações humanas, consequência de impulsos, e qualquer “controle” comprometeria o resultado da pesquisa. Todos os recados, indiferente a sua origem, serão armazenados em uma mesma interface. A projeção dessas mensagens em espaço público e a análise da reação humana em ambiente offline termina o ciclo de investigação proposto por esse projeto
Palavras-chave: Celular
SMS
Mobilidade
Internet
Redes Sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Estéticas Tecnológicas
Citação: Honorato, Renata. Fala que escuto. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Estéticas Tecnológicas) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31624
Data do documento: 28-Fev-2011
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA HONORATO.pdf360,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.