REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Tipo: Monografia de Especialização
Título: Ideologia, populismo e nacionalismo no noticiário da Thomson Reuters e da Associated Press
Autor(es): Souza Junior, Marcos Lucio de Moura e
Primeiro Orientador: Almeida, Lúcio Flávio Rodrigues de
Resumo: Este texto apresenta uma análise dos significados dos termos "ideologia","populismo" e "nacionalismo" nas reportagens das agências de notícias Thomson Reuters e Associated Press. O objetivo é examinar se as duas agências, ao empregarem essas três categorias, agem segundo premissas de imparcialidade e objetividade, premissas largamente vistas como traços distintivos destas que são as maiores agências de notícias internacionais do mundo. A hipótese na qual se baseia este estudo é que ao usarem os termos pesquisados, tanto a Reuters quanto a AP atentam contra esses dois parâmetros do bom jornalismo. E atentam porque na maioria das vezes as três palavras são empregadas para classificar – quase sempre de modo pejorativo – governos, ideias e atores políticos de países que estão na periferia do capitalismo e que, além disso, contrariam fortes interesses ancorados nos países centrais associados, no plano discursivo, ao liberalismo, ao livre mercado e à democracia. De acordo com Reuters e AP, praticamente não existem ideologia, populismo e nacionalismo entre governos e grupos dominantes dos países centrais. O estudo tem como maior referência o conceito explorado por Norman Fairclough de "naturalização" de pressupostos que interessam a grupos dominantes, assim como a ideia de poder encoberto na grande imprensa
Abstract: This paper studies the meanings of the terms "ideology", "populism" and "nationalism" in the dispatches of Thomson Reuters and Associated Press news agencies. The aim is to analyze if they use these three categories accordingly to the premises of non-bias and objectivity, which are largely viewed as distinctive traits of the two major international news agencies. This paper is based on the hypothesis that when using the words studied here, Reuters and AP contradict these two pillars of good journalism. Such assumption relies on the finding that most of the times these three words are used in the dispatches to designate – almost always in negative ways – governments, ideas and political actors in countries that are in the periphery of capitalism and which take a stance defying the interests based on the central countries associated, in a discursive level, to liberalism, free-market and democracy. According to Reuters and AP, ideology, populism and nationalism almost do not exist among governments and dominant groups in central countries. The main reference for this study is the concept, explored by Norman Fairclough, of ―naturalization‖ of presuppositions aligned with the interests of dominant groups, as well as the idea of a hidden power in the mass media
Palavras-chave: Ideologia
Populismo
Nacionalismo
Agências de notícias
Discurso jornalístico
Ideology
Populism
Nationalism
News agencies
Journalistic discourse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Comunicação Jornalística
Citação: Souza Junior, Marcos Lucio de Moura e. Ideologia, populismo e nacionalismo no noticiário da Thomson Reuters e da Associated Press. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Comunicação Jornalística) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31601
Data do documento: 1-Dez-2009
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