REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31590
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Leitura para bebês: uma revisão teórica
Autor(es): Bonalume, Karina de Fatima
Primeiro Orientador: Parlato-Oliveira, Erika Maria
Resumo: O trabalho em questão propõe uma revisão teórica dos textos que falam sobre “leitura” para bebê, sobretudo os textos das autoras Marie Bonnafé e Dominique Rateau. Os autores consultados propõem a exposição do bebê aos diferentes gêneros literários. Demos maior ênfase na leitura de imagem pela sua acessibilidade ao bebê e por auxiliar na aquisição de formas de pensamento mais complexas. Entendemos que expor o bebê ao universo literário, traz mais que ganhos cognitivos. Concluímos ser a leitura para bebês uma importante forma de inserção do bebê na linguagem da narração e que inseri-lo no universo literário corrobora para a aquisição de linguagem, construção do pensamento e constituição do sujeito. Expor os bebês aos livros, parlendas, leituras em voz alta ou livros de figuras enriquecem seu cotidiano e auxilia na construção do pensamento. Quando colocamos o bebê em contato com as diversas formas de narração supomos no bebê um interlocutor, um pequeno leitor que pode compreender e se apaixonar por esta importante forma de linguagem. O bebê pode então fazer uso da leitura como suporte para o seu desenvolvimento e para aquisição da língu
Abstract: This research proposes a theoretical revision of texts that deal with “reading” for infants, most especially with those texts of authors Marie Bonnafé and Dominique Rateau. The authors consulted for this research propose exposing infants to different genres of literature. We give greater emphasis to the reading of images because of its accessibility to the infant and because it helps to acquire more complex forms of thought. We understand that exposing an infant to the literary universe brings more than cognitive gains. We conclude that reading to infants is an important way of presenting to the infant the language of narration and introducing the infant into the literary universe corroborates the acquisition of language skills, constitution of thought, and of the infant as subject. Exposing an infant to books, legends, reading aloud, or books with images enriches the child’s day-to-day life and aids in the construction of thought. When we place the child in contact with diverse forms of narration and place the child in the role of interlocutor, a young reader can understand and enjoy this important language form. This allows the child to make use of reading as a support mechanism to its development and acquisition of language skills
Palavras-chave: Leitura
Bebê
Linguagem
Pensamento
Imagens
Reading
Infant
Language
Thought
Images
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê – A Saúde Física e Psíquica na Primeira Infância
Citação: Bonalume, Karina de Fatima. Leitura para bebês: uma revisão teórica. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê – A Saúde Física e Psíquica na Primeira Infância) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31590
Data do documento: 10-Nov-2010
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINA DE FATIMA BONALUME.pdf240,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.