???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3159
Título: A importância da intervenção pedagógica na perspectiva vygotskiana para uma educação para o pensar
Autor: Velanga, Heloísa Muniz
Primeiro orientador: Saisi, Neide
Resumo: Vygotsky, ao apresentar sua teoria acerca do Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal, trouxe nova concepção de Intervenção Pedagógica. O objetivo de nosso estudo é descobrir como o professor, mediador e facilitador, numa perspectiva vygotskiana, agindo na Zona de Desenvolvimento Proximal, pode fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento de determinadas habilidades intelectuais em seus alunos, a fim de instigá-los a uma Educação para o Pensar, que incita o estudante a pensar de forma autônoma, reflexiva, crítica, profunda, sistemática, criativa e contextualizada histórica e socialmente. Para compreendermos alguns fundamentos da Educação para o Pensar, escolhemos três autores que, a nosso ver, representam a base desta cultura norteadora: Marcos Lorieri, Matthew Lipman e Paulo Freire. Tendo como pano de fundo um estudo de caso de um grupo de 25 alunos do 6º. ano do Ensino Fundamental II, em uma escola privada de Ensino Básico na cidade de São Paulo, analisamos os dados coletados em três diferentes situações: observação das aulas, dados dos questionários respondidos pelos alunos e dados do questionário respondido pela professora. Por tratar-se de pesquisa qualitativa, a partir da análise descritiva e interpretativa de tais dados, buscamos confrontá-los com nosso referencial teórico. Os dados revelados pela presente pesquisa de campo demonstram haver complementaridade entre a mediação proposta por Vygotsky e o que a Educação para o Pensar pretende promover: um aluno transformado em um ser pensante, consciente e indagador, mais competente e preparado para enfrentar as incertezas do futuro
Abstract: Vygotsky, while introducing his theory about the Actual Development Level, the Level of Potential Development and the Zone of Proximal Development, brought a new concept of Pedagogical Intervention. The aim of this study is to find out how the teacher, a mediator and facilitator, in a Vygotskian approach, acting in the Zone of Proximal Development, may stimulate the development and improvement of certain intellectual skills in their students in order to encourage them to an Education to Think, which incites students to think in an autonomous, reflexive, critical, deep, systematic, creative, historically and socially contextualized way. In order to understand some fundamentals of the Education to Think, we have chosen three authors who, in our estimation, represent the basis of such guiding culture , namely: Marcos Lorieri, Matthew Lipman and Paulo Freire. Having as a background a case study of a 6th-grade-middleschool- group of 25 students from a Secondary Education private school in the city of São Paulo, we have analyzed the data collected in three different situations: in observation of attended classes, in data from questionnaires responded by the students and data from a questionnaire responded by the teacher. As we are working with a descriptive and interpretative analysis, we have aimed to collate this data with our theoretical reference. The data revealed by the present field research demonstrates there is complementariness between the mediation set by Vygotsky and what the Education to Think intends to promote: a student who is turned into a thinking, conscious and querist being, who is more competent and prepared to face the uncertainties of the future
Palavras-chave: Intervenção pedagógica
Zona de desenvolvimento proximal
Mediação
Educação para o pensar
Pedagogical intervention
Zone of proximal development
Mediation
Education to think
Professores e alunos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Cogeae Lato Sensu - M
Programa: Cogeae Lato Sensu - M
Citação: Velanga, Heloísa Muniz. A importância da intervenção pedagógica na perspectiva vygotskiana para uma educação para o pensar. 2009. 222 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3159
Data de defesa: 2-Jun-2009
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Heloisa Muniz Velanga.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.