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dc.creatorSardenberg, Natália-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778232Z6por
dc.contributor.advisor1Dias, Sandra-
dc.date.accessioned2016-04-26T13:48:31Z-
dc.date.accessioned2016-07-28T19:23:50Z-
dc.date.available2011-05-20-
dc.date.issued2006-11-30-
dc.identifier.citationSardenberg, Natália. O tratamento analítico com crianças: um caso clínico. 2006. 177 f. (Mestrado em Cogeae Lato Sensu - M) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/3141-
dc.description.resumoEsta monografia trata da especificidade do tratamento analítico com crianças a partir dos conceitos fundamentais da psicanálise que alicerçam o trabalho do psicanalista com crianças, baseado nas contribuições da teoria lacaniana. Por meio da análise de um caso clínico, apresentamos o processo de direção de cura no tratamento infantil, particularizado o trabalho com relação ao sintoma de debilidade. O caso clínico refere-se a uma criança de 10 anos, com sintoma de debilidade mental e que está em atendimento há três anos. A análise do processo de direção de cura foi realizada considerando os seguintes pontos: a entrada da criança na análise e a primeira operação realizada por ela; a elaboração da fantasia; o significante, a letra e o objeto; o real do corpo e os objetos pulsionais. A análise do processo terapêutico permite considerar que, no decorrer deste tratamento, observou-se uma mudança da posição da criança em relação à debilidade. Da posição caracterizada pelo sintoma de debilidade mental- quando o sujeito flutua entre dois discursos, recusando a castração simbólica e o saber; com o tratamento- a criança assume a posição de um sujeito dividido e alienado no significante. Isso foi possível pela operatividade da função paterna simbólica; as cifrações remetidas à letra e aos traços; a identificação simbólica; a realização da operação de alienação, a subtração do objeto a e a redução do sujeito ao significante; bem como a construção da fantasia. A partir disso, a criança pôde construir uma imagem unificada de seu corpo e também desfazer o que se encontrava holofraseadopor
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dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12938/Natalia%20Sardenberg.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCogeae Lato Sensu - Mpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programCogeae Lato Sensu - Mpor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectCriança - Análisepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleO tratamento analítico com crianças: um caso clínicopor
Appears in Collections:Lato Sensu (Especialização e MBA - COGEAE)

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