REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31260
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Música, web radio e redes sociais: o uso de webradios e redes sociais e suas interações entre redes e usuários na difusão e produção de conteúdo
Autor(es): Paiva, Thiago Rocha Moreira
Primeiro Orientador: Santaella, Lúcia
Resumo: O trabalho a seguir tratará da junção de dois itens presentes e bastante discutidos nos dias atuais: processos de difusão da música e redes sociais. Através da internet e de eficientes formatos de compactação de áudio; aliados a redes P2P, a indústria fonográfica sofreu um impacto considerável na sua receita, gerando o fechamento de várias lojas de disco e gravadoras; uma crise no formato vigente de distribuição de conteúdo musical e um questionamento quanto à necessidade das gravadoras inseridas neste contexto. Nota-se que, mesmo com todas as batalhas judiciais que gravadoras e a indústria do entretenimento em geral participam, é visível que este é um caminho irreversível. Muito se pensa em alternativas, mantendo ou não o antigo suporte, porém nenhuma que resultasse em um sucesso concreto. Muitos apontam para saídas não muito distantes, locadas na própria internet, e possíveis em médio ou longo prazo. Através de conceitos como cloud computing, junto a dispositivos móveis, podemos projetar uma distribuição de conteúdo em qualquer local, de forma que seja possível uma remuneração justa aos músicos e compositores. Todavia, isto não é algo que possa ser concluído em curto prazo. É necessário planejamento. Porém já vemos operações semelhantes em diversas redes na internet. E tais conceitos, aliados a redes sociais, onde o usuário também produz seu conteúdo, podem proporcionar preciosas experiências para o usuário e preciosas informações para produtores e músicos, através do que seu público ouve; o que seu público acha de suas obras, tendo assim, um excelente retorno. Através do compartilhar do gosto musical do público, podemos observar como informações fluem, e como informações relevantes para a indústria do entretenimento podem ser obtidas. E veremos nas páginas a seguir a história da música, como ela se entrelaça com a sociedade e com as redes sociais, e como estas redes sociais se formam, e porque o simples compartilhar de uma preferência musical pode fazer tamanha diferença para todos
Abstract: The following paper is about a junction of 2 currently present and very discussed subjects nowadays: music diffusion and social networks. Through both internet and efficient audio compression formats combined with p2p networks, the phonographic industry suffered a considerable impact on their incomings, causing the closuring of several CDs stores and labels; which, among other factors, led to a crisis in the current musical content distribution format and to a questioning of the need of labels in this context. Clearly, even with all the judicial struggle labels and entertainment industry engage on, it is visible that this is an irreversible path. There has been much thinking about alternatives, whether to maintain or not old media, but no way was found that could grant a fair remuneration for both musicians and composers. This matter does not call for a short-term resolution. Nonetheless, much discussion over this particular subject has been seen on the internet lately, which point to possible medium and long-term solutions. By way of concepts like cloud computing and with the help of mobile devices, one can set up a content distribution scheme anywhere, which could contribute to the reaching of fair remuneration for music professionals. Again, it is not a matter that calls for short-term resolutions. Planning is absolutely necessary. Nevertheless, similar operations in several networks on internet are presently to be found. Those concepts, combined with social networks — where all users can make their content —, can provide users with precious experiences as well as producers and musicians with precious data on a wide range of information they might be interested in, such as: what their target audience listens to; what their target audience thinks about their works etc; which guarantees an excellent feedback. By virtue of the audience's musical taste sharing, one can observe how information flows, along with how relevant information for the music industry can be obtained. Furthermore, we will see the music history on the following pages, and how embraces society and social networks. Additionally, we will also see how these social networks are formed, and why simple musical taste sharing can make such a big difference for everyone
Palavras-chave: Música e Internet
Processos de difusão da música
Redes sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Estéticas Tecnológicas
Citação: Paiva, Thiago Rocha Moreira. Música, web radio e redes sociais: o uso de webradios e redes sociais e suas interações entre redes e usuários na difusão e produção de conteúdo. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Estéticas Tecnológicas) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31260
Data do documento: 6-Nov-2010
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO ROCHA MOREIRA PAIVA.pdf814,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.