REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31107
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Abordagem da variabilidade e medidas de dispersão nos livros de estatística e didáticos de matemática
Autor(es): Almeida, Samuel Alexandre de
Primeiro Orientador: Silva, Maria José Ferreira da
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como são abordados o tema variabilidade e medidas de dispersão nos livros de Estatística e de Matemática, a partir das tarefas propostas em cada livro, e quais as técnicas a serem utilizadas para resolução das tarefas e tecnologia que justifica a técnica utilizada. Neste trabalho, serão abordadas as medidas de dispersão: desvio médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação, além disto, analisaremos o estudo da variabilidade dos dados por meio de gráficos e tabelas e a utilização das medidas de tendência central, como referência para a observação da variabilidade dos dados. Desta forma, o foco deste trabalho é verificar se a organização matemática relativa a esses conteúdos nesses livros favorece o desenvolvimento do raciocínio estatístico e, também, se ela atende as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio PCNEM, pelo PCN+ e pelas Orientações Curriculares de Ensino Médio. Para isto, temos como referencial a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard, em que buscaremos reconhecer nas atividades sobre medidas de dispersão, o tipo de tarefa, as técnicas que levam à sua resolução e o discurso teórico-tecnológico que justifica as técnicas. Pudemos concluir que a organização matemática dos livros analisados, em relação ao tema medidas de dispersão e variabilidade dos dados, não atende às orientações propostas pelo PCNEM, com exceção do livro 2 que está de acordo com as orientações referente à contextualização de problemas, a abordagem de problemas abertos que permitam o aluno adquirir procedimentos para resolução de problemas, e situações problemas que buscam levar o aluno a construir um novo conhecimento. Os demais livros abordam o tema com métodos tecnicista que podem prejudicar o raciocínio estatístico, sendo assim um obstáculo para a compreensão do conceito
Palavras-chave: Livro de estatística
Medidas de dispersão
Variabilidade dos dados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
Citação: Almeida, Samuel Alexandre de. Abordagem da variabilidade e medidas de dispersão nos livros de estatística e didáticos de matemática. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31107
Data do documento: 15-Dez-2010
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMUEL ALEXANDRE DE ALMEIDA.pdf322,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.