REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Tipo: Monografia de Especialização
Título: “Aquisição da segunda língua - desejo ou conflito nas crianças”
Autor(es): Gruppi, Maria Guimarães Drumond
Primeiro Orientador: Parlato-Oliveira, Erika Maria
Resumo: Este trabalho visa identificaras vantagens e as desvantagens da matrícula de crianças brasileiras, na faixa etária de dois a cinco anos, filhas de pais brasileiros, em escolas bilíngues em língua inglesa, objetivando a proficiência nesse idioma, e, com isso, garantirem-lhes, de acordo com seus pais, um futuro melhor em um mundo globalizado, uma vez que dominarão mais de um idioma. Tomando por base pesquisa realizada em documentos nacionais oficiais (Leis de Diretrizes e Bases-Lei 9394/96 e Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil) e estudos sobre educação bilíngue realizados por teóricos norte-americanos, canadenses e latinos-americanos, procurei entender o que o significa, para esses autores, uma escola bilíngue, o bilinguismo e um sujeito bilíngue. Em Lacan e Freud busquei a fundamentação teórica necessária para compreender o processo de estruturação subjetiva do sujeito e, com a ajuda de autores como Lebovici, pude situar a questão do bebê imaginário e do bebê real no imaginário dos pais. Portanto, com base na revisão bibliográfica mencionada acima pude concluir que o aprendizado de uma língua é um processo complexo. Os pais ao tomarem a decisão de matricular seus filhos em uma escola bilíngue em língua inglesa, devem esquecer o supostos status que esse idioma lhes proporciona e pensar na criança real que está à sua frente, levando em conta, também, os seus desejos. As intervenções estruturantes, assim como a conduta expectante, têm que permanecer, mas o tempo de ver é importante e implica em ver a criança diante da erupção do real
Abstract: The reason of this study is to identify the advantages and disadvantages of enrolling Brazilian children from two to five years, daughter of Brazilian parents in bilingual schools of English, in order to lead them to become proficient in that language, and thereby provide them, according to his parents, a better future in a globalized world, since it will dominate more than one language. Based on research conducted in the national papers (Laws of Guidelines and Bases Law 9394/96 and Reference National Curriculum for Early Childhood Education) and theoretical studies conducted with Americans, Canadians and Latin Americans, among others, regarding bilingual education I tried to understand what it means for these authors, a bilingual school, bilingualism and bilingual subject.In Lacan and Freud,sought the theoretical foundation needed to understand how the subjective structure of the subjecthappens, and with the help of writers like Lebovici, I situate the issue of imaginary baby and the real baby in the minds of parents. Therefore, based on the literature review mentioned above, I conclude that learning a language is a complex process. Parents, when they take the decision to place their children in bilingual English-speaking school, they should forget the issue of language status that supposedly gives them, and think about the real child who is ahead, taking into account also the desires ofher. Structural interventions as well as expectant management have to stay but, nevertheless, time to see is important and involves seeing the child before the eruption of the real
Palavras-chave: Bilinguismo
Línguamaterna
Escola bilíngue
Inglês
Segunda língua
Bilingual education
Duallanguage
Mother tongue
English as a second language
Bilingual english speaking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê – A Saúde Física e Psíquica na Primeira Infância
Citação: Gruppi, Maria Guimarães Drumond. “Aquisição da segunda língua - desejo ou conflito nas crianças”. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê – A Saúde Física e Psíquica na Primeira Infância) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31036
Data do documento: 7-Ago-2010
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