REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30971
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias Acadêmicas para a Promoção da Saúde Mental dos Estudantes de Medicina
Título(s) alternativo(s): Academic strategies for the promotion of mental health in medical students
Autor(es): Fasanella, Nicoli Abrão
Primeiro Orientador: Pavan, Maria Valeria
Resumo: Introdução: A saúde mental de um indivíduo diz respeito a toda a sua complexidade. Estudos apontam que um em cada cinco jovens apresenta sofrimento psíquico. As universidades podem utilizar diversas estratégias acadêmicas para contribuir com o bem-estar psíquico dos seus estudantes. Objetivos: Desenvolver e descrever estratégias acadêmicas curriculares de promoção de saúde mental para promover e proteger a saúde mental dos estudantes do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS da PUC-SP). Métodos: Trata-se de pesquisa exploratória associada a ações educativas, que utilizou análise detalhada da literatura e estudo prévio na instituição para identificar os principais motivos de sofrimento psíquico entre os estudantes do curso de medicina. Foram desenvolvidas diferentes intervenções de promoção de saúde mental, dentro da matriz curricular, com estudantes e professores nos anos de 2020 e 2021. Resultados: Foram elaboradas diferentes estratégias educativas e materiais de educação em saúde mental, desenvolvidos vídeos e materiais de leitura disponíveis para acesso em ambiente virtual de aprendizado sobre os principais temas de saúde mental. Discussão: As ações propostas foram bem recebidas e divulgadas em parceria com a coordenação do curso, diretoria da FCMS da PUC-SP, professores e entidades estudantis. Promoveram o acesso facilitado a informações sobre a saúde mental e provocaram discussões entre todos os participantes da comunidade. Conclusões: O cuidado com a saúde mental está intimamente relacionado ao conhecimento e à educação em saúde e tem o potencial de estimular os debates sobre o tema e ampliar o acesso ao conhecimento das formas de cuidados. Estudos dessa natureza podem contribuir para promover a saúde mental e a formação de médicos com habilidades específicas visando o bem-estar de seus pacientes
Abstract: Introduction: Studies show that one in every five young people has psychological distress. Universities can use various academic strategies to contribute to their student's psychic well-being. Objectives: to develop and describe academic curricular strategies for mental health promotion to protect the mental health of medical students at the Faculty of Medical Sciences and Health at the Pontifical Catholic University of São Paulo (FCMS at PUC-SP). Methods: This is an exploratory research associated with educational activities, which used a detailed analysis of the literature and a previous study at the same institution designed to identify the main reasons for psychological distress among medical students. Different mental health promotion interventions were developed, within the curriculum, with students and teachers in the years 2020 and 2021. Results: Different mental health education materials were prepared, videos and educational reading materials were made available for access in a virtual learning environment platform on key mental health topics. Discussion: The proposed actions were well received and publicized in partnership with the course coordination, PUC-SP FCMS board, faculty as well as with the student entities. They promoted easy access to information on mental health and provoked discussions among all community participants. Conclusions: Mental health care is closely related to education and knowledge regarding health, it also has the potential to stimulate debates on the subject and expand access to knowledge regarding care variants. Studies of such nature can contribute to promoting mental health as well as training doctors with specific skill sets aimed at the well-being of their patients
Palavras-chave: Educação em saúde
Saúde do estudante
Saúde mental
Esgotamento do estudante
Educação superior
Health education
Student health
Mental health
Student burnout
College education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Fasanella, Nicoli Abrão. Estratégias Acadêmicas para a Promoção da Saúde Mental dos Estudantes de Medicina. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30971
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nicoli Abrão Fasanella.pdf7,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.