REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHaydn, Amanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3112401556066260pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Mauro Castilho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5251617595766623pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T14:51:38Z-
dc.date.available2023-02-03T14:51:38Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationHaydn, Amanda. Como se fabrica um herói católico para a educação: um estudo prosopográfico da Ação Social Brasileira e da Associação dos Antigos Alunos da Companhia de Jesus (1930 - 1934). 2022. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30930-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as apropriações políticas e ideológicas efetuadas em torno da imagem da Companhia de Jesus e de seu mártir José de Anchieta (1534-1597) nos anos iniciais da década de 1930 do século XX. Nesse sentido, apresenta uma discussão acerca do jesuitismo e de sua antítese, o antijesuitismo, fenômenos então vigentes nesse mesmo período histórico. O objetivo é analisar alguns momentos fundamentais do processo de mitificação positiva, tanto da Companhia de Jesus, como modelo de Ordem educadora, como da heroificação de Anchieta, como mestre e professor, empreendimento que foi realizado por membros das sociedades católicas Ação Social Brasileira (ASB) e Associação dos Antigos Alunos da Companhia de Jesus (AAACJ). O estudo foi feito por meio de uma abordagem prosopográfica, o que possibilitou a captura das vivências individuais e coletivas que tivessem contribuído para essa consagração. O trabalho identifica não apenas os atores, mas, também, as estratégias de que eles se utilizaram para a construção e a legitimação da Companhia de Jesus como um arquétipo exemplar de congregação missionária educadora e, ao mesmo tempo, de Anchieta como um símbolo nacional identificado com os preceitos da educação cristã e, para isso, buscou investigar os vários momentos em que suas figuras mitológicas foram imbuídas de significados. A justificativa para a periodização proposta ateve-se ao fato de que foi nessa fase que o grupo mencionado publicou suas ideias, veiculou seus projetos e atuou em organismos ligados à educação e à cultura em geral. A partir de referenciais teórico-analíticos sugeridos por A. Gramsci, J. F. Sirinelli, B. Baczo, R. Girardet, M. Eliade, P. Ansart e C. Ginzburg a investigação se propôs a compreender a estreita relação entre religião, mito, intelectuais, símbolos e ideologia política. Com relação às fontes, foram utilizadas, para a pesquisa, as disponíveis nos arquivos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), do Centro Alceu Amoroso Lima pela Liberdade (CAALL) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Na imprensa periódica, foi objeto de análise a atuação do grupo ASB, da AAACJ e dos seus colaboradores em jornais e revistas. Os resultados do trabalho indicam que o organismo católico brasileiro transitou de um extremo a outro na relação entre a religião e a política no período estudado, e que, sob a liderança de 127 intelectuais, apostou na efetivação de mitologias políticas para construir uma identidade católica militarizada de ethos político-jesuítico capaz de orientar e centralizar suas ações para a organização de toda a instituiçãopt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the political and ideological appropriations made around the image of the Companhia de Jesus and its martyr José de Anchieta (1534-1597) in the early 1930s of the twentieth century. In this sense, it discusses Jesuitism and its antithesis, anti-Jesuitism, phenomena prevalent in that same historical period. The objective is to analyze some fundamental moments of the process of positive mythification of the Companhia de Jesus, as a model of educational Order, and of the heroification of Anchieta, as master and teacher, carried out by members of the Catholic societies Ação Social Brasileira (ASB) and Associação dos Antigos Alunos da Companhia de Jesus (AAACJ), which will be done through a prosopographic approach that allows the capture of individual and collective experiences that contributed to this consecration. The work identifies not only the actors but also the strategies used by them to build and legitimize the Companhia de Jesus as an exemplary archetype of an educating missionary congregation and, at the same time, of Anchieta as a national symbol identified with the precepts of Christian education and, for that, sought to investigate the different moments in which his mythological figures were imbued with meanings. The justification for the proposed periodization was based on the fact that it was at this stage that the group above published their ideas, disseminated their projects, and worked in organizations linked to education and culture in general. Based on the theoretical-analytical references suggested by A. Gramsci, J. F. Sirinelli, B. Baczo, R. Girardet, M. Eliade, P. Ansart, and C. Ginzburg, the investigation aimed to understand the close relationship between religion, myth, intellectuals, symbols and political ideology. As for the sources, those available in the archives of Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Centro Alceu Amoroso Lima pela Liberdade (CAALL), and Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) were used for the research. In the periodical press, the performance of the ASB group, the AAACJ, and their collaborators in newspapers and magazines were analyzed. The results of the work indicate that the Brazilian Catholic body moved from one extreme to another in the relationship between religion and politics in the period studied, and that, under the leadership of 127 intellectuals, it bet on the realization of political mythologies to build a militarized catholic identity of politicalJesuit ethos capable of guiding and centralizing its actions for the organization of the entire institutionen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJosé de Anchietapt_BR
dc.subjectCompanhia de Jesuspt_BR
dc.subjectMito políticopt_BR
dc.subjectProsopografiapt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.subjectJosé de Anchietaen_US
dc.subjectSociety of Jesusen_US
dc.subjectPolitical mythen_US
dc.subjectProsopographyen_US
dc.subjectIntellectualsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleComo se fabrica um herói católico para a educação: um estudo prosopográfico da Ação Social Brasileira e da Associação dos Antigos Alunos da Companhia de Jesus (1930 - 1934)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Haydn.pdf6,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.