REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30875
Tipo: Dissertação
Título: Procedimentos destinados ao aumento de vocalizações em indivíduos com Transtorno do Espetro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão da literatura
Autor(es): Oddone, Alessandra Laranjeira
Primeiro Orientador: Micheletto, Nilza
Resumo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura de artigos da análise do comportamento, em periódicos nacionais e estrangeiros, voltados para a aquisição e ampliação de repertório vocal em crianças com atrasos no neurodesenvolvimento, verificando assim variáveis relevantes para a eficácia dos procedimentos. O levantamento dos artigos foi realizado em três bases de dados: PsycINFO, PubMed e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), utilizando as palavras chave: echoic training, mand training, intraverbal training, echoic to mand training, vocal imitation, stimulus-pairing, language development, language delay, autism e vocalization. Foram selecionadas pesquisas experimentais fundamentadas no referencial teórico da análise do comportamento. Foram encontrados 31 estudos dos quais participaram, 171 participantes. Predominaram estudos com crianças com menos de cinco anos (77,7%), sendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) o atraso no neurodesenvolvimento o diagnóstico mais relatado (38,5% dos participantes). Os comportamentos alvo das intervenções foram: vocalizações (24), ecoico (5), tato (2) e mando (2). A maior parte das pesquisas voltadas para ampliação ou estabelecimento de vocalizações aplicaram o procedimento de Pareamento Estímulo-estímulo (Stimulusstimulus Pairing – SSP). Foi possível calcular o tamanho do efeito por meio por meio do cálculo Nonverlap off All Paires (NAP) em 19 artigos. Procedimentos com efeitos fortes foram SSP para o ensino de vocalizações, o atraso do modelo ecoico para o ensino de mando, e de comportamento ecoico, e treino ecoico e reforçamento diferencial para ensino de tato. Sugere-se novos estudos para ampliar as possibilidades da análise da efetividade dos procedimentos utilizados
Abstract: The present study aimed to carry out a literature review of articles on behavior analysis, in national and foreign journals, aimed at the acquisition and expansion of vocal repertoire in children with neurodevelopmental delays, thus verifying relevant variables for the effectiveness of the procedures. The articles were collected in three databases: PsycINFO, PubMed and Scientific Electronic Library Online (Scielo), using the keywords: echoic training, mand training, intraverbal training, echoic to mand training, vocal imitation, stimulus-pairing, language development, language delay, autism and vocalization. Experimental research based on the theoretical framework of behavior analysis was selected. We found 31 studies in which 171 participants participated. Studies with children under five years old predominated (77.7%), with Autism Spectrum Disorder (ASD) being the most reported diagnosis (38.5% of participants). The target behaviors of the interventions were: vocalizations (24), echoic (5), tact (2) and mand (2). Most of the research aimed at increasing or establishing vocalizations applied the Stimulus-Stimulus Pairing (SSP) procedure. It was possible to calculate the effect size by means of the Nonverlap off All Paires (NAP) calculation in 19 articles. Procedures with strong effects were SSP for teaching vocalizations, delaying the echoic model for teaching mand and echoic behavior, echoic training and differential reinforcement for teaching tact. New studies are suggested to expand the possibilities of analyzing the effectiveness of the procedures used
Palavras-chave: Atraso no neurodesenvolvimento
TEA
Intervenção
Comportamento verbal
Vocalização
Análise do comportamento
Neurodevelopmental delay
ASD
Intervention
Verbal behavior
Vocalization
Behavior analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Oddone, Alessandra Laranjeira. Procedimentos destinados ao aumento de vocalizações em indivíduos com Transtorno do Espetro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão da literatura. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30875
Data do documento: 17-Nov-2022
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