REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Cristina Canhetti-
dc.creatorAntelmi, Gabriella Silveira-
dc.contributor.advisor1Gayotto, Lucia Helena-
dc.date.accessioned2022-12-13T11:37:34Z-
dc.date.available2022-12-13T11:37:34Z-
dc.date.issued2007-12-01-
dc.identifier.citationAlves, Cristina Canhetti; Antelmi, Gabriella Silveira. Terminologia de recursos vocais e termos descritivos sob o ponto de vista de fonoaudiólogos e preparadores vocais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30560-
dc.description.resumoA voz tem um papel fundamental na comunicação e no relacionamento humano. Ela enriquece a transmissão da mensagem articulada, acrescentando à palavra o conteúdo emocional, a entoação, a expressividade, identificando o indivíduo tanto quanto sua fisionomia e impressões digitais. Os avanços nos métodos de avaliação da voz mudaram de forma significativa a atuação fonoaudiológica, que propõe uma nova maneira de classificação da qualidade vocal dos sujeitos com base nos recursos vocais e na classificação a partir dos tipos de voz, que podem também ser chamados de termos descritivos da voz. OBJETIVO: O objetivo da presente pesquisa é investigar e definir alguns recursos vocais secundários - projeção, volume, ritmo, velocidade, entonação, modulação, qualidade vocal e timbre - bem como os termos descritivos - voz encoberta, abafada, constrita, apertada, ríspida, cortante, metálica, estridente, potente, forte, aveludada e polida - para estabelecer convergências e divergências entre suas definições, sob o ponto de vista de fonoaudiólogos e preparadores vocais, em comparação com referenciais teóricos obtidos por levantamento bibliográfico. MÉTODO: Foi aplicado um questionário em dezessete profissionais da voz: sendo onze fonoaudiólogos (F1 a F11) e seis preparadores vocais (PV1 a PV6). Para a escolha dos profissionais, seu tempo de atuação na área, foi de no mínimo cinco anos. A escolha do questionário referiu-se à necessidade de focar alguns recursos vocais secundários e termos descritivos da voz quanto a suas definições, relações dos recursos primários com os recursos vocais secundários e com os tipos de voz e, por fim, comparar os termos entre si de acordo com a explicação teórica dos profissionais em questão. Após levantar e analisar as definições quanto às convergências e divergências apontadas nos questionários, o resultado foi confrontado com a literatura e, por fim, foi realizada uma proposta que descreverá uma terminologia comum a esses profissionais quanto aos conceitos e questões discutidas. RESULTADOS: As respostas obtidas pelos questionários para o recurso vocal primário intensidade, de um modo geral foram: grandeza mensurável do volume da voz (F1 e F5); parâmetro que pode ser medido pelo aumento de dB (F9, PV1, PV5 e PV6); relacionado à resistência e impulso (F11); relação com a fisiologia, com o aumento de pressão subglótica (F4), e pode ser classificada como forte e fraco (F7 e F10). Dados que convergem com a literatura. Desta mesma maneira o questionário visou a definições dos seguintes termos: volume, projeção, ritmo, velocidade, fluência, entonação, modulação, inflexão, qualidade vocal, timbre, voz abafada, voz encoberta, voz constrita, voz apertada, voz ríspida, voz cortante, voz metálica, voz estridente, voz potente, voz forte, voz polida e voz aveludada. DISCUSSÃO: Foi realizada a análise dos questionários dos dois grupos estudados, para confrontar os dados encontrados entre os fonoaudiólogos e entre os preparadores vocais e ambos os grupos com a literatura. O que pudemos destacar foi que para os conceitos dados aos recursos vocais primários e secundários houve maior número de respostas convergentes entre os dois grupos e a literatura, do que em relação aos conceitos dados para os termos descritivos da voz. CONCLUSÃO: Concluímos que embora profissionais de áreas distintas usam, de certa maneira, as mesmas terminologias, em muitos casos, seus conceitos estão embasados em áreas de conhecimentos diferentespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectVoz - Cuidado e higienept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleTerminologia de recursos vocais e termos descritivos sob o ponto de vista de fonoaudiólogos e preparadores vocaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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